domingo, 5 de outubro de 2014

HOJE É DIA DE DECIDIR SOBRE O FUTURO DO NOSSO PAÍS


VAMOS AS URNAS SIM...

Ninguém poderá dizer que este ano da graça de  2014 não tenha sido bem movimentado. Depois do futebol, veio a política e, depois da política, só Deus sabe o que virá. O fato é que deveremos ir às urnas, urnas eletrônicas, rezando para que elas não se transformem em urnas mortuárias de uma democracia corrupta, demagógica e ineficiente. Vamos às urnas que, antigamente, eram chamadas de pelouros. Vamos, sim! Vamos escolher o nosso Presidente, o nosso Governador , o nosso Senador. Durante  dois  meses veremos esses candidatos nas telas das TVs e os ouviremos nas ondas do rádio.  Eles exporam suas idéias, seus planos de governo, seus currículos, sua história política. Durante dois  meses eles debateram suas idéias,criticaram  e foram criticados, procuraram demolir a imagem do adversário e para tanto usarão de todas as armas possíveis e imagináveis e poderam, facilmente, chegar às raias da   difamação e calúnia. Portanto, para o  eleitor, a tarefa de escolher será facilitada. Quem falar melhor, quem argumentar melhor, quem  convencer sairá vitorioso.  Será fácil para o eleitor formar a sua convicção diante das informações  que chegarão até ele. 

O eleitor vota na imagem que lhe é apresentada pelos meios de comunicação. Se ela corresponder à realidade, tanto melhor. Porém, nem sempre corresponde e, às vezes, a estampa de santo encobre  os chifres de um demônio.

 Se para a escolha dos membros do Poder Executivo o eleitor é devidamente esclarecido pelos meios de comunicação disponíveis, o mesmo não ocorre para os integrantes do Poder Legislativo.  O deputado  (ah, o deputado!) será sempre um ilustre desconhecido, a não ser que ele esteja em pleno exercício do mandato. Ninguém sabe o que ele fez ou faz, o que ele pensa, quais as suas pretensões, quais as suas  idéias. Ao deputado resta apenas um panfletinho na mão, um sorriso nos lábios e um tapinha nas costas do eleitor. E nada mais.  Com a mordaça política implantada no período eleitoral, o candidato a deputado não tem e não pode ter uma verdadeira comunicação com o eleitorado. É por isso que há tantos votos brancos e nulos para  o  preenchimento dos cargos do  Poder Legislativo. É por isso que temos na Câmara dos Deputados ou na Assembléia Legislativa tantas pessoas interesseiras, incompetentes e desonestas.


 Tão importante quanto o Poder Executivo  é o Poder Legislativo, fonte das leis, da fiscalização e da verdadeira representação da vontade popular.  Porém, no Brasil, o deputado continuará sendo um ilustre desconhecido e, alguns outros, depois de se despirem de sua pele de cordeiro, uns  verdadeiros lobos  maus em busca do erário nacional. Por isso chamo a atenção de todos, para pensarmos e repensarmos na hora dessa escolha. A final de contas é o futuro do nosso Brasil que estará mais uma vez em nossas mãos no próximo domingo. Otima eleição a todos.

abraço de Leylla Carla

Nenhum comentário: