terça-feira, 12 de agosto de 2014

Natal sedia o XVI Congresso Nacional dos Petroleiros


Entre os dias 14 e 17 de agosto, Natal sediará o XVI Congresso Nacional da Federação Única dos Petroleiros – CONFUP. Mais importante fórum de deliberação da categoria, o evento acontece no hotel Pirâmide, localizado na Via Costeira. Com o tema "FUP, 21 anos de lutas: sem retrocesso, pelo Brasil e pelos trabalhadores", o Congresso debaterá a conjuntura político-econômica nacional, definirá a pauta de reivindicações da próxima campanha salarial dos petroleiros e também elegerá a nova direção colegiada da Federação para o período 2014/2017.
O CONFUP conta com uma vasta programação, que envolve a realização de encontros nas áreas de Formação, Jurídica e de Comunicação. Nesta última, será debatida a proposta de Lei da Mídia Democrática e a importância da blogosfera e das redes sociais. Mesas temáticas que abordarão “Perspectivas da exploração e produção dos Campos Terrestres no Brasil” e “Mulheres trabalhadoras na luta pela igualdade”, além do lançamento do “Livro Negro da Ditadura Militar", um livro-denúncia inteiramente pesquisado, escrito, impresso e distribuído na mais total clandestinidade, em 1972, também constam da agenda do evento.
O XVI CONFUP acontece em um momento decisivo para as lutas da classe trabalhadora brasileira. A disputa eleitoral já em curso confronta dois projetos políticos antagônicos que definirão os rumos do país. Os petroleiros, que sempre se posicionaram em defesa do projeto popular e democrático, iniciado por Lula, e que vem tendo continuidade no governo Dilma, serão mais uma vez agentes e protagonistas dos enfrentamentos que movem a classe trabalhadora no Brasil e no mundo.
O XVI CONFUP deverá reunir cerca de 400 participantes, entre delegados, observadores, convidados e assessorias, provenientes de 14 sindicatos filiados. O evento terá cobertura online e poderá ser acompanhado nos portais do SINDIPETRO-RN (www.sindipetrorn.org.br) e da Federação Única dos Petroleiros – FUP (www.fup.org.br).

(Com informações da FUP)

Nenhum comentário: