segunda-feira, 7 de abril de 2014

Parceria DNOCS/KL-Engenharia e SENAR possibilita capacitação de agricultores na Chapada do Apodi



O perímetro irrigado da Chapada do Apodi que começa a ser implantado, começa a render frutos, no campo de emprego e renda, como também da capacitação para que os agricultores se preparem para o projeto que está às portas, para a grande maioria dos moradores, a redenção da Chapada do Apodi.

Sob a coordenação da equipe socioambiental da KL-Engenharia/DNOCS, foi ministrado essa semana na comunidade de Campestre na Chapada do Apodi, um curso de oleicultura, em uma parceria com o SENAR –Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, através do polo Apodi que é coordenado pelo senhor Raimundo Pinto (Pintinho),que esteve presente na abertura e no encerramento do curso que aconteceu no final da tarde desta sexta-feira, 04.

“Estamos iniciando essa parceria, visando atender todas as comunidades rurais da Chapada do Apodi, de acordo com a demanda e pedido dos próprios moradores, é uma capacitação importante, pois nossa equipe conhece todas as necessidades dos moradores, por isso vamos continuar esse importante trabalho” disse a assistente social do projeto, Dona Margarete.

Os 15 participantes do curso vivenciaram aulas praticas a teóricas, ministradas através da engenheira agrônoma Isabele Sorrel do Distrito de Soledade, que está habilitada para ministrar os cursos nas comunidades. “Nosso intento sempre será priorizar a mão de obra especializada da Chapada do Apodi, investir no povo da Chapada para capacitar outros, é assim que estamos fazendo na implantação do projeto” frisou Cleiton Palmeira, administrador P.I.S.C.A.

A intenção do engenheiro responsável pela obra, Dr. Bartolomeu é que haja a interação entre a equipe da KL/DNOCS com os moradores da Chapada do Apodi, conhecendo cada detalhe da rica região, trazendo benefícios que possam melhorar de fato a situação dos moradores.

“Para mim foi muito importante, pois aprendi plantar coentro, pimentão, entre outras culturas, posso usar meu conhecimento para ampliar minha renda, e ajudar a outras pessoas que já trabalham com esse tipo de cultivo a melhorar sua produção” comentou a senhora Cidinha do Sitio Campestre.

Os participantes foram contemplados com diplomas, e ainda um kit com regadores e sementes para iniciar ou dá continuidade ao seu trabalho na oleicultura.

fonte: Josenias Freitas

Nenhum comentário: