terça-feira, 5 de novembro de 2013

APODI PODERÁ GANHAR CEMITÉRIO PARTICULAR EM 2014


Empresário Bráulio Ribeiro, idealizador da proposta


Em 2014, o município de Apodi poderá ganhar uma o seu primeiro cemitério particular. Tudo esta dependendo apenas que a Prefeitura Municipal faça a doação de um terreno dotado de energia elétrica e um poço tubular para um grupo empresarial da cidade da inicio as obras.

O empreendimento seria encabeçado pelo empresário Bráulio Ribeiro da Rocha, que fez a proposta ao prefeito de Apodi, professor, Flaviano Moreira Monteiro.

Atualmente o município dispõe de dois cemitérios, o São João Batista e o Parque da Saudade, ambos já estão com suas capacidades esgotadas e a população apodiense já vem enfrentando problemas para realizar sepultamentos de entes queridos no município.

Para o funcionamento de um cemitério particular ainda é necessário a aprovação de um projeto de lei complementar que dispõe sobre a criação, construção e funcionamento de cemitérios particulares e a concessão do serviço público para empresas privadas.

Para o empresário Bráulio Ribeiro, é só o prefeito da cidade sinaliza positivo com a doação do terreno que todo o tramite legal é iniciado como a tramitação do projeto de lei complementar e as licenças ambientais junto ao Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (IDEMA/RN) e a Vigilância Sanitária.

“A única forma do projeto da construção do cemitério particular de Apodi não sair do papel é se o prefeito não fizer a doação do terreno”, comentou o empresário Bráulio Ribeiro que aguarda por uma reposta do chefe do executivo apodiense.

De acordo com o projeto, o cemitério particular de Apodi teria uma área de 100 por 200 metros, onde seriam construídos vários jazigos com três gavetas cada. A área ainda teria instalações administrativas, compostas de escritórios, almoxarifado e sala de registros, capela para culto, com sanitários e copa; capela mortuária, com salas individuais para velórios; sanitários para o público e funcionários; sala de primeiros socorros; vestiários para funcionários, dotados de chuveiros; depósito de ferramentas e material de construção; ossuário para colocação de ossos após exumação; sala de necropsia; iluminação em toda a área, para facilitar a vigilância; incinerador de lixo; rede de distribuição de água; áreas de estacionamento de veículos; urbanizado e arborizado; loja para venda de flores; local para informações; telefones público; acessibilidade para deficientes físicos.

Nenhum comentário: