segunda-feira, 6 de maio de 2013

NHÁ CHICA MAIS UMA SANTA BRASILEIRA



A única imagem de Nhá Chica: santa brasileira
ESPECIAL 
Pelas Minas Gerais, o assunto é tratado com euforia pela Igreja Católica que vê, em Nhá Chica, a possibilidade de o Brasil ganhar uma... santa – será a primeira santa... nascida do Brasil. 
É que teólogos do Vaticano, no ano passado, avaliaram milagre atribuído à mineira Nhá Chica, de quem o escritor Paulo Coelho é fiel devoto – e outro mar de mineiros também, e deram parecer favorável à cura de um problema de saúde da pedagoga Ana Meirelles, da cidade de Caxambu. 
Uma comissão de médicos da Santa Sé já havia confirmado a cura e agora a beatificação que congestiona, desde a semana passada, as Minas Gerais de amor e fé.

HISTÓRIA Francisca de Paula de Jesus, a Nhá Chica, viveu entre 1810 e 1895... 
Sua Vida de Santidade é um milagre renovado, todos os dias, no sorriso das centenas de crianças assistidas pelas Irmãs Franciscanas do Senhor, que cuidam das obras sociais na Associação Beneficente Nhá Chica, em Baependi, também nas Minas Gerais. 
Filha e neta de escravas, mulher simples, devota fervorosa de Nossa Senhora da Conceição, Nhá Chica viveu inteiramente entregue aos caminhos de Deus. 
Órfã aos 10 anos de idade, herdou da sua mãe, Izabel Maria, a vontade de ajudar o próximo. 
Nhá Chica foi chamada ainda em vida de: “ a mãe dos pobres ”. 
Conselheira de homens importantes do Império, de moradores ilustres da região e de toda gente humilde que a ela recorressem, Nhá Chica recebeu a todos, do mesmo modo em sua casinha de chão batido, com palavras sempre sábias, generosas. 
Durante 30 anos, Nhá Chica recebeu doações dos que se sentiam abençoados por suas palavras e construiu uma capela em devoção à “Sua Sinhá” – modo particular como se dirigia à Nossa Senhora da Conceição. 
Serva de Deus, Francisca de Paula de Jesus pode, sim, ser a primeira santa nascida no Brasil.

Nenhum comentário: