terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

FIQUE SABENDO

Jácome: carreira para os médicos do RN
 
O deputado Antônio Jácome defendeu, hoje, na AL, a criação de uma carreira de Estado para os médicos, no País como a única saída para resolver o problema de profissionais por habitantes nas diversas regiões do Brasil.
Ele disse que esse tema foi levantado no Senado pelo Senador Paulo Davim, que contestou a afirmação de que não há médicos suficientes para atender à população brasileira e explicou que o problema não está no número de profissionais, mas em sua distribuição geográfica.

Antônio Jácome falou sobre a “Pesquisa Demográfica Médica no Brasil - Cenários e Indicadores de Distribuição”, divulgada recentemente pelo conselho Federal de Medicina. “De acordo com essa pesquisa, mesmo com o crescente número de médicos no País, as regiões mais pobres continuam a apresentar uma menor proporção de profissionais por habitantes. A realidade é que, a cada ano, a proporção de médicos por habitantes no Brasil aumenta, porém a distribuição dos profissionais ao redor do País continua sendo um problema e é um reflexo das desigualdades sociais entre as regiões brasileiras”.
O deputado destacou que no Nordeste há somente 1,2 médicos para cada mil habitantes, menos do que a metade da concentração no Sudeste, que tem 2,67 profissionais disponíveis para cada mil pessoas.

Nenhum comentário: