sexta-feira, 18 de maio de 2012

ITAÚ REALIZA HOJE MANIFESTAÇÃO POPULAR



A prefeitura municipal de Itaú, através da secretaria de assistência social, realizam hoje a marcha de mobilização popular pela passagem do dia nacional de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.
O ato que acontecerá as 16:00hs vai ter a concentração no largo da rodoviária e seguirá pelas principais avenidas da cidade, encerrando a manifestação em frente a sede do conselho tutelar.
O evento contará com a participação de entidades ligadas à defesa da criança e adolescente como o Conselho Tutelar e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, e estudantes da rede pública de ensino municipal e sociedade em geral.
Durante o ato acontecerá apresentações culturais, envolvendo os alunos das escolas publicas do município, assim como também a participação da banda de música flauta doce e a apresentação musical do psicólogo Nikélio Monteiro voz e violão. A ocasião também será oportuna para que as autoridades presentes possam estar  levando suas mensagens a todos.
As manifestação em prol dessa causa vem sendo realizada durante toda semana nos bairros da cidade, com a distribuição de panfletos educativos, blitz com adesivagem de veículos, e utilização de carro de som.
Para o presidente do conselho tutelar Canindé Alexandre é importante a sociedade denunciar os casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes, lembrando que o combate a violência infantil deve acontecer todos os dias. Uma mobilização como esta, é muito bonita, mas tem de acontecer no dia a dia. Não adianta nos reunirmos uma única vez a cada ano. A sociedade fica marcada quando há um movimento como esse, mas é importante que aconteça diariamente, comentou.
A secretária Francisca das Chagas, foi procurada pela equipe de reportagem e ressaltou que toda sociedade deve ser multiplicadores desta idéia, pois a denúncia é uma das mais eficazes armas no combate a violência contra a criança e adolescente.
A bandeira de proteção as crianças e adolescentes no município de Itaú, já vem sendo levantada desde o inicio da administração do prefeito Edson Melo, que tem procurado mostrar a sociedade civil organizada que esta luta não é apenas do poder publico municipal, mas de toda população.Uma prova disso foi aprovação do Estatuto da Criança e Adolescente, que visa ampará-los contra os maus tratos.
O zelo que na qual o prefeito Edson vem tendo pelas crianças e adolescentes do município, tem rendido a conquista consecutivamente dois selos UNICEF.
Apesar do RN estar entre as cidades que mais tem recebido denuncias de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, o município de Itaú está longe dessa realidade triste.
Num trabalho conjunto entre a secretaria de assistência social, conselho tutelar, juntamente com o ministério publico e policia militar foram identificados e mapeados os pontos propícios à exploração sexual de crianças e adolescentes. Os locais mais comuns são postos de combustíveis, bares e eventos. Esses pontos passaram a ter constantemente a fiscalização desses órgãos, o que tem diminuído o índice de forma significativa da exposição e exploração de crianças e adolescentes dentro de Itaú.

Para o prefeito Edson Melo - Essa é uma luta que devemos unir forças e nos empenharmos pela causa. Essas crianças e adolescentes são nosso futuro e precisam ser preservadas por nós. Coloco-me aqui à disposição para qualquer ato referente a esta luta.
“Esta é uma forma de ajudar essas crianças e adolescentes a terem um futuro digno, com uma profissão. Não é agressor apenas quem violenta uma criança ou adolescente, mas também quem se omite diante do fato”, falou ainda o prefeito Edson Melo.

Outro fator muito positivo, são os  programas sociais implantados no município que possibilitam as famílias de baixa renda a inclusão dentro da sociedade, de forma mais digna, onde as crianças e adolescentes tem educação de qualidade, atenção básica na saúde, acesso a prática esportiva, as artes e ao lazer, fazendo com que as crianças e adolescentes interajam com todos os segmentos da sociedade, se sentindo valorizadas.
É importante lembrar que a violência contra as crianças e adolescentes não acontece apenas fisicamente, mas moralmente. Nós violentamos as crianças e os adolescentes não só com abuso sexual, não só com a violência física, mas também há uma violência moral contra nossas crianças e adolescentes, quando possibilitamos a elas o fácil acesso a materiais pornográficos e a discriminação, onde o maior índice desse tipo de abuso está dentro do próprio grupo familiar. Por isso que, o combate e a prevenção de abusos sexuais a crianças precisam ser feitos, principalmente, dentro de casa, onde quatro de cada dez crianças são vítimas de abuso sexual e foram agredidas pelo próprio pai e três, pelo padrasto.


Nenhum comentário: