terça-feira, 23 de agosto de 2011

GRÁVIDAS DE ITAÚ PARTICIPAM DE CURSO DE ARTESANATO EM BISCUIT

Gestantes participam do curso para fazerem suas próprias lembrancinhas



A prefeitura de Itaú, através da Secretaria de Assistência Social, trabalha com a missão de promover a inclusão e proteção social dos segmentos mais vulnerabilizados da população, através de programas e projetos que permitam o acesso aos bens e serviços necessários para uma vida digna, tendo o objetivo geral de mobilizar, ordenar e coordenar a Política de Assistência Social e não o assistencialismo ou clientelismo.




Com essa missão a Secretaria criou a complementação de ações que geram o atendimento à necessidades básicas da população, no sentido de fazer a inclusão social, prestando atendimento diferenciado sem discriminação de raça ou cor, contribuindo para a melhoria das condições de vida das pessoas, que da assistência necessita, ou seja famílias de baixa renda.




Dentro do programa, mais uma turma com 20 grávidas, estão sendo beneficiadas através do CRAS com curso de biscuit. O objetivo desta ação é emancipar as futuras mamães, na perspectiva do bolsa família, através do aprendizado de um ofício, com um trabalho minucioso que requer muita dedicação.

O curso está sendo ministrado pelas artesãs Fátima Castro e Alzira Neta, que também aprenderam a fazer artesanato em biscuit através de um curso oferecido alguns anos atrás dentro do município, e já são referência nessa arte em Itaú e região, tendo suas peças mostradas em feiras e eventos culturais.

O CRAS vem desenvolvendo ações de bons frutos na cidade de Itaú, e o próximo passo agora é intensificar esse trabalho já realizado na zona urbana para a zona rural. Assim falou o prefeito Edson Melo no lançamento do curso, que está acontecendo três vezes durante a semana, e tem duração de um mês.




Ao Final do curso serão entregues os certificados e os enxovais a cada futura mãe. Na ocasião também vai acontecer a exposição de peças confeccionadas por elas, como lembranças do recém-nascido, potes de biscuit e outras peças.




Para a gestante Beatriz Rodrigues, 18 anos, grávida do primeiro filho, o curso está possibilitando um aprendizado para toda vida, onde com essa capacitação pretende aumentar a renda mensal, confeccionando peças para comercialização. As mães que estão participando do curso são beneficiadas ainda com o kit maternidade.




Toda equipe do CRAS se envolve diretamente e aprendem o ofício e se tornam também artesãs.
Segundo a secretária de ação social, Francisca das Chagas, o clima é prazeroso entre as participante, o que possibilita outros cursos de Capacitações como: cabeleireiro, boneca de pano, traçado em fitas, textura e pintura em tecidos e telas, são alguns dos cursos ofertados pela Secretaria de Assistência Social e que atendem a crianças, adolescentes, pais e idosos.

Nenhum comentário: