sábado, 2 de julho de 2011

PROFESSORES DE ITAÚ RECEBEM CAPACITAÇÃO TECNOLOGICA







A prefeitura municipal de Itau, através da secretaria de educação, realizou no período de março a junho, no tele-centro o curso de Formação Continuada em Tecnologia Educacional – "Tecnologias na Educação: Ensinando e Apreendendo com as TICs (Tecnologia de Informação e Comunicação)".

O curso de Tecnologias na Educação capacitou 45 professores, do município que encontraram, através do curso, novas estratégias para modificar a prática pedagógica e assim envolver o aluno em um ambiente de ensino-aprendizagem mais prazeroso e significativo

Segundo a secretaria de educação; Mirianete Brasil, foi desenvolvido durante o curso de Tecnologia na Educação – “Ensinando e Aprendendo com as TIC” atividades presenciais e à distância, pertinentes aos eixos estudados durante o curso, o qual abordou os eixos: Eixo 1 – Projetos; Eixo 2 – Currículo e Eixo 3 – Tecnologias, fundamentados na articulação entre a prática pedagógica com o uso de tecnologias e a realidade escolar. Tal curso foi ministrado pela tutora Kaliandra Freitas, que representa o NTI (Núcleo de Tecnologia de Itaú).

O curso teve uma carga horária de 100 horas, sendo aulas presenciais e à distância, onde os encontros presenciais acontecerão no telecentro, através do ambiente E-proinfo e destinado à formação continuada dos profissionais em educação quanto à utilização e interação de recursos oferecidos pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) junto às práticas pedagógicas, através de conteúdos e recursos educacionais multimídias e digitais, disponibilizados pela SEMECI/MEC nos próprios computadores, por meio do Portal do Professor (http://portaldoprofessor.mec.gov.br) e da TV/DVD Escola.






Durante o encerramento do curso que aconteceu semana passada, um evento foi organizado para comemorar os resultados obtidos ao longo dos três meses. O prefeito Edson Melo, a secretária municipal de Educação e Cultura Mirianete Brasil, diretores das escolas do município, professores, secretários municipal, estiveram presentes na conclusão dos trabalhos de formação do Programa E-proinfo – Programa Nacional de Tecnologia Educacional, realizado semana passada.

Durante o evento o prefeito Edson agradeceu a secretaria Mirianete Brasil, a coordenadora do programa Kaliandra Freitas, pela iniciativa do núcleo em viabilizar de novos métodos para os professores do município, e por mobilizar e incentivar aos professores em realizar os cursos na área de Tecnologia Educacional.



Nesta mesma ocasião, também iniciou o curso “Elaboração de Projetos” pela mesma plataforma E-proinfo, cujo objetivo é desenvolver atividades que integrem as dimensões teóricas, metodológicas e práticas para que professores e gestores escolares possam identificar as contribuições das Tecnologias da Informação e Comunicação ao desenvolvimento de projetos de sala de aula relacionando-o com o contexto educacional e tecnológico nas diversas áreas de conhecimento.

A Secretária de Educação Mirianete Brasil conclui dizendo: que mais uma etapa foi cumprida e que todos possam desempenhar esse avanço em sala de aula.

Nenhum comentário: