segunda-feira, 4 de julho de 2011

MERCADO DE TRABALHO - VOCÊ SABE SE COMUNICAR?




Durante uma pesquisa feita esta semana no centro de São paulo foram entrevistadas várias pessoas e foi feita a seguinte pergunta: Você sabe se comunicar? Nenhum dos entrevistados admitiu que não sabia se comunicar, mas durante a conversa deu para perceber que não era bem assim. A consultora em Recursos Humanos Elaine Saad acompanhou a reportagem e fez vários comentários para os entrevistados. Aqui ela dá mais algumas dicas. CONFIRA!!!!


Como pedir aumento
Seu chefe vai te dar aumento por quê? O que você fez diferente pra ele te dar aumento? Você tem que chegar para ele e dizer que outras empresas estão pagando mais e ele vai te perder se não aumentar? Tem várias fontes que podem ser consultadas para saber se o seu salário está defasado. Nunca ninguém está satisfeito com o que ganha, todo mundo sempre quer ganhar mais. É importante lembrar também que tudo que você não gasta, você ganha. A empresa pode oferecer pagar um curso ou uma ajuda no combustível no carro, ao invés de aumentar seu salário.


Entrevista
É importante que faça a maioria das questões que julgar importante para a função que irá realizar. Desde que não faça de maneira arrogante, pode perguntar, sim. Mas evite perguntas do tipo: como é o meu chefe, vocês dão aumento com que frequência, ou perguntas que coloquem o selecionador em uma posição mais difícil. Durante o processo você vai conhecer o chefe e a estrutura salarial da empresa.


Nervosismo
Ficar nervoso é uma reação normal em entrevistas. O que você pode fazer é tentar minimizar esse sentimento observando qual é a empresa, com quem irá falar, anotando em um caderno todas as questões que gostaria de perguntar. Quanto mais você controlar o seu lado, a tendência é ficar menos nervoso.


Perguntar o salário
Quem deve mencionar a remuneração é a empresa. Não deve partir de você essa pergunta. A segunda dica é sempre começar a negociação falando a sua faixa atual, não o que deseja ganhar. Aí você diz o quanto imagina ganhar. Se estiver desempregado, na mesma faixa já é bom. Se estiver empregado, a empresa sabe que precisa dar um pouco a mais. Só que a oferta precisa vir da organização.

Promoção
Se a empresa acredita que você seja capaz de ocupar uma posição superior, o mais correto é começar com calma, falar com o chefe imediato, entender quais são as expectativas em relação ao profissional. Fazer todo esse diagnóstico antes de sair trabalhando. Sempre tem a primeira vez de ser chefe.


Retorno de entrevista
As empresas deveriam responder. Após uma semana, você pode ligar ou mandar um e-mail para saber como está o processo. Dependendo da resposta, pode fazer esse contato mais uma vez, em um prazo maior. Não pode exagerar nesse contato, pois muitas vezes o selecionador não tem essa resposta.



(Elaine Saad)

Nenhum comentário: