quinta-feira, 21 de julho de 2011

ITAÚ SEDIOU CONFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL

Autoridades que comporam a mesa de honra durante a conferência



Aconteceu na ultima terça-feira dia 19, na cidade de Itaú, a 4ª Conferência de Assistência Social. Neste ano, o sistema único de Assistência Social (SUAS), debateu o tema central que foi: “Consolidar o SUAS e valorizar seus trabalhadores".




O evento aconteceu no centro de atividades dos programas sociais e contou com a participação da secretária municipal de assistência social, Francisca das Chagas Paiva, do secretário de administração Marcos Morais, no ato representando o Sr. Prefeito Edson Melo, presidente do conselho municipal de assistência social, Iurembergue Martins, assistente social, Neucira Barbosa, Vereadora Sandra Praxedes, além de representantes de ONG´S, associações, beneficiados de programas sociais, estudantes, Imprensa, empresários, membros de conselhos, e assistentes sociais das cidades de Umarizal, Riacho da Cruz, Severiano Melo, Rodolfo Fernandes, Santo Antonio e Itaú.



Através da conferência municipal, a Prefeitura, o CMAS e demais participantes avaliaram, juntamente com a população, o funcionamento do SUAS no município e seus programas, além de propor mecanismos para valorizar os trabalhadores da área e elevar a qualidade dos serviços.



O programa é um sistema público que tem por função a gestão da política de assistência social no Brasil. Com atuação nos âmbitos municipal, estadual e federal, ele monitora o conjunto de projetos, serviços e benefícios sociais que são prestados à população. “É nesse sentido que a administração municipal do prefeito Edson Melo tem conduzido as ações de caráter social implementadas desde a sua primeira gestão até os dias atuais.” Falou a Francisca das Chagas – Secretária de Assistência Social no município.



A implantação do sistema foi iniciada a nível nacional no ano de 2003, durante a 4ª Conferência Nacional de Assistência Social. O programa foi instituído oficialmente durante este mês de julho, por lei sancionada pela presidenta Dilma Rousseff e também será o tema principal da Conferência Nacional de Assistência Social, prevista para o mês de dezembro em Brasília.



“A conferência foi um espaço que reuniu o governo e a sociedade para avaliar a política de assistência social em Itaú. Na ocasião propomos ações para fortalecer os direitos da população e incentivar o trabalho dos nossos profissionais. A valorização dos trabalhadores certamente irá refletir nos serviços sócio assistenciais que prestamos”, afirma o presidente do conselho municipal de assistência social, Iurembergue Martins.

Durante a conferência a assistente social Neucira Barbosa realizou palestra abordando os temas: a transformação da política assistencial, desafios para os trabalhadores e a consolidação do SUAS. Na seqüência, os participantes formaram grupos de trabalho para discutir sub-temas da conferência.



O município também elegeu dois delegados (e seus respectivos suplentes) que vão participar de uma reunião regional para a escolha dos representantes da região na Conferência Estadual de Assistência Social, prevista para o mês de outubro. A data e local da reunião ainda serão definidos.



Assessoria de comunicação da PMI

Nenhum comentário: