domingo, 3 de outubro de 2010

Destino do Brasil e do RN esta nas mãos do eleitorado


Rio Grande do Norte escolhe hoje o seu próximo governador. O atual chefe do Poder Executivo estadual, Iberê Ferreira de Souza (PSB), disputa a reeleição tendo como concorrentes a senadora Rosalba Ciarlini (DEM), o ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT), Sandro Pimentel (P-SOL), Simone Dutra (PSTU), Roberto Ronconi (PTC), Camarada Leto (PCB) e Bartô Moreira (PRTB). O processo sucessório deste ano, além do grande número de pretendentes ao Palácio Potengi, também foi marcado pelo distanciamento do eleitorado em relação à campanha eleitoral.



Em grande parte o distanciamento do eleitor deve-se ao descrédito da classe política que se intensificou ainda mais nos últimos anos em função de uma série de escândalos envolvendo agentes políticos brasileiros em praticamente todas as suas esferas. E isso tem sido refletido diretamente nas pesquisas de opinião pública enfocando o processo eleitoral. Tanto para o Governo do Estado quanto para o Senado da República, o índice de eleitores indecisos até a semana passada ainda se mostrava elevado.



Outro aspecto que tornou as eleições deste ano atípicas em relação as anteriores foi a legislação em vigência no Brasil. Mais rigorosa, a Lei Eleitoral coibiu durante toda a campanha eleitoral diversos tipo abusos, como, por exemplo, a altura do volume de carros de som que circularam com propagandas de candidatos. A Justiça Eleitoral também disciplinou a dimensão dos adesivos ou envelopamento dos veículos, que a partir deste pleito deve obedecer alguns critérios.



Sob o ponto de vista político, diferentemente do que ocorreu tanto no pleito de 2006 quanto no pleito de 2002, a federalização não influenciou na opção do eleitorado no Rio Grande do Norte, fato atestado através de pesquisas de intenções de votos que mostram ampla aceitação da senadora Rosalba Ciarlini na disputa para o Governo do Estado e também do senador José Agripino Maia (DEM), que são considerados não só adversários, mas também inimigos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Estado.



Nas duas eleições em que disputou o Governo do Estado, a professora Wilma de Faria (PSB) foi embalada pela onda Lula que caracterizou as eleições de 2002 e de 2006. Curiosamente, nesta eleição a influência do Governo Federal na opção do eleitorado do Rio Grande do Norte foi praticamente nula, apesar de o presidente Lula ser detentor de enorme aceitação popular no Estado e ainda a candidata petista à presidência da República, Dilma Rousseff, liderar a disputa em nível estadual, os candidatos da chamada base governista não conseguiram conquistar a aceitação dos eleitores, no caso, o atual governador Iberê Ferreira de Souza e o ex-prefeito da Capital do Estado, advogado Carlos Eduardo Alves.



Mesmo com a tentativa dos dois candidatos de vincularem suas imagens à do presidente Lula e da candidata Dilma Rousseff, o eleitorado potiguar, sobretudo os de baixa renda, não conseguiram identificar Iberê Ferreira ou Carlos Eduardo como sendo os "candidatos de Lula no RN". Na semana passada, o presidente Lula participou com mais intensidade dos programas eleitorais do atual governador do Estado. A participação do principal líder político brasileiro da atualidade serviu para dar certo impulso à candidatura de Iberê, que apresentou crescimento na disputa.



Já a candidata Rosalba Ciarlini, que lidera a disputa, de acordo com todas as pesquisas que foram divulgadas durante o período eleitoral, está em campanha pelo Governo do Estado desde outubro de 2006, quando conquistou uma cadeira no Senado da República. A postulante dos Democratas reservou grande parte do seu tempo nos últimos quatro anos para participar de diversos tipos de atividades nos municípios, como festas de padroeiras, quermesses e até mesmo velórios. Para muitos analistas políticos do Estado, essa estratégia foi decisiva para que ela não só se projetasse politicamente no Rio Grande do Norte, mas também no sentido de dar visibilidade ao seu nome.



No guia eleitoral também denominado de palanque eletrônico, a senadora Rosalba Ciarlini, além de exibir imagens com ações de suas três gestões como prefeita de Mossoró, também aproveitou para tecer criticas ao atual Governo do Estado. Paralelamente, as críticas que foram feitas por Rosalba foram respondidas por seus concorrentes com imagens relacionadas ao desgaste das prefeitas Micarla de Souza (Natal) e Fafá Rosado (Mossoró), principais apoiadoras da candidatura de Rosalba Ciarlini ao governo.


SEGUNDO TURNO - A grande expectativa no tocante ao pleito diz respeito ao segundo turno, restando muito pouco para que a disputa seja decidida em uma nova etapa da eleição. A base de apoio do governador Iberê Ferreira tem se concentrado no sentido de buscar o voto dos eleitores que ainda não se posicionaram em relação ao processo sucessório. No âmbito do governismo, a realização de segundo turno é vista como certa, enquanto o rosalbismo espera que a decisão do eleitor seja tomada hoje.



Por Luiz Juetê

Nenhum comentário: