domingo, 3 de outubro de 2010

Apodiense Fábio Jales garante título máximo do karatê nacional

Apesar de ser natural de Apodi, o universitário Fábio Jales garantiu um título importante para Mossoró no fim da semana passada. Atleta de karatê desde os quatro anos de idade, hoje aos 19 ele comemora a medalha de ouro no Campeonato Brasileiro Adulto Sênior 2010, que foi realizado nos dias 25 e 26 de setembro na cidade de Caruaru, interior de Pernambuco. Cerca de 500 atletas de 20 estados estiveram reunidos em diversas categorias.

O evento, organizado pela Confederação Brasileira de Karatê (CBK), é considerado o maior em artes marciais das Américas, com chancela do Comitê Olímpico Internacional (COI) e do Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Por isso tem um dos mais altos níveis de dificuldade no País, motivo pelo qual o título é tão comemorado pelo jovem aluno do professor Hércules Queiroz.

"O que há de melhor no Brasil entre os atletas de karatê participa desta competição", resumiu Fábio, que divide o seu tempo entre os treinos diários e a faculdade de Zootecnia cursada na Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA). "Sou natural de Apodi e moro lá, mas estou sempre em Mossoró, onde treino o karatê e curso a faculdade de Zootecnia na Ufersa", conta o atleta graduado em 3º Kyu, equivalente à faixa verde.
"Pratico o karatê desde os quatro anos e hoje com 19 só não estou na faixa preta ainda por falta de oportunidades, mas tenho a esperança de que as coisas vão melhorar para mim a partir de agora", conta o atleta, mostrando que seguir neste esporte ainda não é uma tarefa fácil tendo em vista a realidade do Rio Grande do Norte. Por causa de sua graduação, Fábio Jales compete na Divisão de Novos, mas seu objetivo daqui para frente é alcançar a Divisão Especial, que é composta somente por competidores de faixa preta.
Para chegar ao Campeonato Brasileiro 2010, Fábio precisava atingir a primeira colocação em um dos três torneios seletivos realizados este ano. Então para garantir sua vaga de forma incontestável, o atleta alcançou o lugar mais alto do pódio em duas destas competições, que foram o Open Mossoró, que aconteceu no ginásio do colégio Mater Christi, e o Open de Jaguaribe, no Ceará, ambos no primeiro semestre.
Na atual temporada, Fábio Jales espera participar pelo menos de mais uma competição. No mês de novembro, ainda sem data definida, acontece o Campeonato Cearense de Karatê em Fortaleza, também considerado de alto nível, já que atletas de vários lugares do Nordeste devem estar presentes na capital alencarina.
No entanto, o objetivo principal de Fábio Jales já é o próximo Campeonato Brasileiro Adulto Sênior, em 2011, quando ele pretende coroar a sua terceira participação no torneio com mais uma medalha de ouro - a segunda. Ano passado, o jovem apodiense fez sua estreia, mas ficou em terceiro lugar no pódio.
Outro resultado que merece destaque na carreira de Fábio Jales é o segundo lugar conquistado no Campeonato Brasileiro Universitário, organizado pela Confederação Brasileiro do Desporto Universitário ano passado.
Em todas essas competições, Fábio faz um destaque importante. "Disputo nessas competições o Karate Oficial", e explica: "É o karatê reconhecido pelo Comitê Olímpico Internacional [COI]", finalizou.

Nenhum comentário: