domingo, 11 de julho de 2010

ENSINAR - REFLEXÃO DO DIA


por Affonso Celso Gonçalves Jr. - affonso133@hotmail.com


O que é ensinar? Ensinar é educar, apontar o caminho e antes de tudo, ensinar é aprender, mas para aprendermos, primeiramente temos que ter a clareza que ninguém é o dono da verdade e do conhecimento pleno e absoluto. Ensinar não é simplesmente repassar ou reproduzir conhecimentos. Ensinar é mostrar paixão no momento de dividir os conhecimentos, é saber ouvir, é saber voltar atrás. Ensinar é se permitir errar para reaprender junto com seus pupilos. A verdadeira sabedoria não é ter domínio de todos os conhecimentos, mas sim, saber onde buscar as informações no momento necessário.

Quem se dedica e aceita a abençoada missão de ensinar, deve permitir que seus ensinamentos extrapolem meros teoremas e questionamentos teóricos do conteúdo programático. Para que o educador possa interagir efetivamente nos problemas que afetam o dia a dia dos seus alunos e desta forma participar efetivamente da educação destes, torna-se necessário abordar os problemas atuais presentes na porta das universidades e das escolas: violência, drogas, abusos e tantos outros. Somente assim, os profissionais do ensino, realmente estarão participando, não somente da formação técnico-científica dos alunos, mas também da formação do seu caráter.

Não devemos esquecer que as instituições de ensino são extensões familiares e que a missão de ensinar necessita dedicação, comprometimento, ética e responsabilidade. É preciso que aqueles que se intitulam professores, tenham consciência de que cada pessoa que passa por sua sala de aula, levará consigo, para sempre, as marcas indeléveis de suas lições, sejam elas nobres ou não. É imprescindível que os educadores sejam realmente mestres, no verdadeiro sentido do termo e que possam difundir por meio de suas atitudes, a confiança, a paz, a amizade, o companheirismo e o respeito.

Professores fascinantes são como pais brilhantes, que jamais desistem dos seus, mesmo que eles lhe causem frustração e não lhes dêem o retorno esperado de forma imediata. O grande segredo é a paciência e a dedicação. O respeito deve ser mútuo, de forma que o elo entre professor e aluno seja o equilíbrio entre o "ser" e o "saber". Por isso peço ao Grande Criador, que me dê sabedoria e resignação, pois vejo que ainda tenho tanto a aprender para desenvolver a melhor forma de ensinar.

"Aprender é descobrir aquilo que você já sabe. Ensinar é lembrar aos outros que eles sabem tanto quanto você..." Richard Bach




por Affonso Celso Gonçalves Jr. - affonso133@hotmail.com
Affonso Jr. é autor de diversos artigos na área espiritualista e reencarnacionista sendo que sempre coloca em seus textos parte de suas experiências, de suas emoções e de suas intuições. Escreve e colabora com diversos jornais, revistas e sites. É um estudioso da Alquimia, do Ocultismo, da Maçonaria e demais sociedades secretas.

Nenhum comentário: