segunda-feira, 26 de julho de 2010

CRESCIMENTO NO CONSUMO DE ENERGIA DO ESTADO SUPERA MÉDIA NACIONAL

O crescimento no consumo de energia elétrica no Rio Grande do Norte superou a média nacional no mês de junho e no primeiro semestre deste ano, em comparação com os mesmos períodos do ano passado.


O levantamento realizado pela Empresa de Pesquisa de Pesquisa Energética (EPE), do Ministério de Minas e Energia registra que, em junho, o crescimento no consumo de energia elétrica no país ficou em 11,1% e no semestre 9,9%. Os dados registrados pela Companhia Energética do Rio Grande do Norte (COSERN) revelam que o crescimento do consumo no Estado ficou em 19,6% em junho (8,5% a mais que a média nacional) e 11,2% no semestre (1,3% superior a média brasileira).


O consumo de energia no Rio Grande do Norte, em junho, foi de 383.208 megawatts-hora (MWh). No primeiro semestre deste ano, o consumo chegou a 2.232.679 MWh. O acréscimo nos índices de consumo de energia elétrica nos primeiros seis meses do ano no Estado é atribuído ao incremento de consumo em todos os segmentos de consumidores.


Os três segmentos que mais contribuíram para a elevação nos índices de consumo no semestre foram os clientes da classe residencial (13,7% superior), industrial (11,3% a mais) e comercial (10,7%).


Consumo Residencial


O consumo médio per capita da classe residencial potiguar no primeiro semestre deste ano foi maior que o registrado nos demais Estados da Região Nordeste. Enquanto o consumo do Rio Grande do Norte registrou consumo médio de 135 kWh/mês a média do Nordeste ficou em 107 KWh/mês.


Os principais responsáveis pelo elevado índice de consumo do semestre na classe residencial foram os fatores climáticos e econômicos. As altas temperaturas e o registro de poucas chuvas neste período, em comparação a 2009, motivaram o consumidor a usar mais os aparelhos de refrigeração, causando a elevação no índice de consumo.



O aquecimento da economia também motivou a elevação proporcionando maior utilização e compra de aparelhos eletrodomésticos. Estes fatos foram proporcionados em virtude do aquecimento no mercado de trabalho, da geração de novos postos de trabalho, do aumento no valor do salário mínimo, acréscimo no número de beneficiados com os programas de transferência de renda do Governo Federal, reajuste das aposentadorias e condições de créditos favoráveis que passaram a ofertar prazos de pagamentos mais longos.



Consumo Industrial


No primeiro semestre do ano, o consumo de energia elétrica da classe industrial do Estado totalizou 613.629 MWh, correspondendo a 11,3% a mais que os seis primeiros meses do ano passado.


A evolução do consumo de energia reflete o desempenho da produção industrial que até abril deste ano, segundo dados do IBGE, cresceu 18% em todo o país. O IBGE aponta ainda que a evolução da indústria ocorre em quase todas as atividades pesquisadas. O efeito também é o mesmo registrado no Estado.



Consumo Comercial


No primeiro semestre do ano o consumo da classe comercial no Estado totalizou 427.215 MWh, acréscimo de 10,7% nos seis primeiros meses de 2010, em comparação a 2009, dando continuidade ao ritmo crescente que em 2009 registrou crescimento de 4,8%.



O crescimento no consumo comercial tem ocorrido em virtude do aumento do poder aquisitivo das famílias, motivado pela abertura de novos pontos comerciais e a ampliação dos já existentes. Muitos destes imóveis comerciais possuem elevado padrão de consumo com climatização, automação e iluminação decorativa, que resulta num significativo crescimento no consumo da classe. Somente o segmento do comércio varejista registrou crescimento de 12,0% no semestre.



O aumento do fluxo no setor turístico potiguar neste primeiro semestre, que acontece devido ao crescimento do poder aquisitivo das famílias brasileiras, refletiu no segmento de alojamento e alimentação que registrou elevação de 15,4% no consumo de energia.

Nenhum comentário: