quinta-feira, 22 de julho de 2010

Caixões biodegradáveis viram solução para problema funerário da China


Mãos com luvas imaculadas levam as urnas biodegradáveis, criadas por uma empresa espanhola com base na China, que devolverão os corpos à sua origem para cumprir o que disse o sábio chinês Confúcio: "O homem vem da terra e descansa quando retorna à terra".

Com passo decidido, coordenado, olhar e gesto respeitoso, 13 duplas de operários fúnebres enterraram com suas próprias mãos em um cemitério da província nortista de Tianjin 251 urnas ovais e fizeram submergir em água outras 30 com forma de flor de lótus.

O segredo destes caixões, fabricados com areia e proteínas naturais, é que não ocupam espaço, não poluem e não é necessário cortar árvores para fabricá-los, já que são biodegradáveis: os que são enterrados se desintegram em um período de seis a nove meses, e os que submergem em 45 minutos ou uma hora.

A cerimônia em massa, ou "enterro coletivo", nome dado pelos criadores desta ideia, os espanhóis Xavier Miquel e Tutti de Cominges, organizada na última terça-feira em Tiajin, é a quarta realizada pelo cemitério Yongan desde que contratou os serviços da empresa Shengtai.

Miquel, o presidente da Shengtai, e Tutti, diretora geral para a Ásia, vendem urnas biodegradáveis há três anos na China, onde está proibido enterrar corpos inteiros desde 1991.

A tradição chinesa se modernizará, e poderá seguir havendo homenagens através das telas e muros de mensagens personalizados e fotos, entre outras ideias, que os cemitérios de Tianjin e Nanjing vão inaugurar para honrar os que retornaram definitivamente às suas origens.



POR Eva Garrido

Um comentário:

ApoDiário disse...

Olá Leylla,

Já coloquei o link do seu blog, pode conferir, depois retribua...

Em relação a publicidade sobre as festas do Muralhas a gente pode conversar sobre isso.

"Torne-se seguidora do Blog ApoDiário", pois já do seu...

Depois eu ligo p/ vc, quem sabe nós fechamos uma parceria de sucesso!!!

Agora à tarde vou dá aulas, mas depois eu ligo pra ti.

Tchau!! Fique c/ Deus

Janio Duarte
ApoDiário