quarta-feira, 9 de junho de 2010

LULA VISITA O RN PELA 12ª VEZ


Em quase oito anos de governo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve 12 vezes no Rio Grande do Norte. O Estado é o terceiro da região Nordeste mais visitado pelo petista, empatado com o Ceará e atrás apenas de Pernambuco (37) e Bahia (29). Os Estados menos visitados foram o Maranhão (5) e a Paraíba (4).

Os dados constam num levantamento realizado pela Secretaria de Imprensa da Presidência da República. A estatística não inclui as viagens do petista durante as eleições de 2006 e 2008, quando o presidente participou de comícios da ex-governadora Wilma de Faria (PSB) e da deputada federal Fátima Bezerra (PT).

Lula encontra-se em Natal hoje dia 9 de junho, para inaugurar a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Pajuçara, na zona Norte. A prefeita Micarla de Sousa (PV) avisou que o presidente viria nesta data pelo Twitter. Mas a assessoria do Palácio não confirmou a viagem.

A primeira visita dele ao RN foi em 2003, primeiro dos dois mandatos como presidente. Em 23 de dezembro, Lula participou da cerimônia de imissão de posse da Fazenda Maisa, em Mossoró. Na ocasião, o presidente distribui os 19,7 mil hectares da propriedade entre mil família de sem-terra potiguares.

O governo anunciou que o assentamento seria o segundo maior do Brasil e um dos maiores da América Latina. A promessa é que a área viraria modelo de desenvolvimento para outros assentamentos, mas as famílias assentadas ainda sofrem com a falta de apoio e infraestrutura.

Em 2005, Lula esteve em Apodi (8 de março) e Angicos (3 de setembro). Na primeira cidade, visitou o Assentamento Milagres, onde prestigiou a exposição de máquinas para fabricação de mel e outros produtos.

Já em Angicos, o presidente comemorou o segundo aniversário do Programa Petrobras Fome Zero e fez a entrega de certificados aos alunos do Projeto Mova Brasil – programa de alfabetização de jovens e adultos.

Em 2006, foram mais duas visitas presenciais em terras potiguares. No dia 16 de janeiro, ele vistoriou as obras de duplicação da BR 101 Nordeste, em São José de Mipibu.

No dia 19 de maio, Lula inspecionou as obras da Ponte de Todos – Newton Navarro, inaugurada no final de 2007. No mesmo dia, o presidente almoçou com a então governadora Wilma de Faria.

Em 2007, mais três passagens do presidente pelo Estado – superando a média de duas visitas dos anos anteriores. No final de janeiro (31), Lula esteve em Parnamirim para, novamente, fiscalizar as obras da BR 101 Nordeste.

Já em julho, dia 27, o presidente lançou o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do saneamento básico e urbanização de favelas no Rio Grande do Norte, quando anunciou investimento de R$ 649,2 milhões no Estado.

Na mesma data, o presidente teve audiência com o cientista Miguel Nicolelis, presidente do Instituto Internacional de Neurociências de Natal (IINN).

Na terceira vez em que veio ao RN em 2007, em 7 de dezembro, Lula participou da cerimônia militar de imposição da medalha Mérito Santos Dumont e do encerramento do curso de especialização operacional dos novos pilotos de combate da Força Aérea Brasileira, em Natal.

Em 2008, a única visita do ano do presidente ao RN foi em Mossoró, no dia 19 de setembro. Desta vez, Lula participou da cerimônia de inauguração de prédios do campus da Ufersa (Universidade Federal do Semi-árido), assinou o protocolo para implantação de refinaria da Petrobras em Guamaré e inaugurou, através de um link ao vivo, a Usina Termoelétrica de Termoaçu (UTE Termoaçu) em Alto do Rodrigues.

O presidente voltou a visitar o RN em 2009. Neste ano, foram mais três viagens ao Estado. A primeira foi em 13 de fevereiro, em Ceará-Mirim, onde visitou o Programa "Desenvolvimento Regional Sustentável" do Banco do Brasil e lançou uma nova linha de microcrédito do banco estatal.

Em 20 de agosto, Lula esteve em Ipanguaçu, visitando o campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e inaugurando os campi do IFRN de Apodi, Caicó, Ipanguaçu, João Câmara, Macau, Pau dos Ferros e Santa Cruz.

A última vez que Lula esteve em solo potiguar foi em 19 de novembro do ano passado. Nesta data, o presidente assinou, em Guamaré, o termo de compromisso para expansão e modernização da Refinaria Potiguar Clara Camarão e início das obras para produção de gasolina na unidade de Guamaré, obra incluída no PAC.


Fonte: Nominuto

Nenhum comentário: