quarta-feira, 26 de maio de 2010

A IRIDOLOGIA CHEGA A APODI



Para as pessoas que tem problemas de saúde agora em nossa cidade podemos contar com os serviços da iridologa Dra. Yukete Trindade, que estará mais uma vez atendendo pacientes no próximo dia 7 de Junho no salão de Laudiceia, na Rua: Antonio Lopes Filho, apartir das 10hs. Marque já sua consulta. Aqui vai minha indicação para esta grande profissional.





ENTENDENDO MELHOR O ASSUNTO...


O QUE É IRIDOLOGIA?


O estudo da iris do olho de modo a diagnosticar doenças. A iridologia baseia-se na presunção de que cada orgão do corpo tem uma correspondência na iris e que se pode determinar se um orgão é ou não saudavel examinando a iris em vez do próprio orgão. A iridologia é praticada por um naturopata, um quiropata, um homeopata ou um acunpurista, não por um médico tradicional. Estes veem a iris como parte a do olho que regula a entrada da luz. A iris é a parte colorida do olho que tem uma abertura contrátil no centro, a pupila, que permite a entrada da luz até à lente que leva os raios de luz ao foco, formando uma imagem na retina onde a luz atinge rodes e cones, causando a estimulaçãodo nervo óptico e transmitindo impressões visuais ao cérebro. Médicos tradicionais tambem reconhecem que certos sintomas de doenças não oculares podem ser detectados por um exame aos olhos. Até podem reconhecer e achar divertido que Iris era a deusa grega que personificava o arco-iris.



A iridologia afirma que cada orgão tem a sua contrapartida no olho e que pode determinar o estado do orgão olhando um sector particular do olho. Oftalmologistas podem identificar problemas não oculares examinando os olhos. Se algo suspeito surge, o paciente é encaminhado para um especialista apropriado para exames.

O que é mais peculiar acerca da iris é que cada uma é absolutamente unica e imutável, pelo que se afirma que é uma melhor identificação do que as impressões digitais. Por outro lado, cada iris alegadamente muda com cada estado de cada orgão do corpo. Isto torna-a imutável e num estado de constante fluxo, uma união mágica dos mundos de Parmenides e Heraclito. Penso que isto prova o velho ditado que somos todos o mesmo, apenas diferentes.




COMO SURGIU A IRIDOLOGIA?




A iridologia foi uma invenção de Ignatz Von Peczely, um médico hungaro do século 19. A história reza que teve a ideia para este meio de diagnóstico quando encontrou uma semelhança entre os olhos de um homem que tinha partido uma perna e os olhos de um mocho a quem ele tinha partido uma perna anos atrás. A semelhança era um traço escuro. A caçada começara. Peczely começou a documentar semelhanças entre as marcas nos olhos e as doenças dos seus pacientes. Outros sábios terminaram o mapa do olho. Um mapa tipico divide o olho em secções, usando a imagem da face de um relógio como base. Por exemplo, se quer saber o estado da glandula tiroidal de um paciente, não precisa de tocá-lo para sentir o aumento desta, nem de fazer análises. A unica coisa que tem a fazer é olhar a iris do olho direito por volta das 2h30 e a iris do olho esquerdo às nove e meia. Descoloração, traços, etc nessas partes dos olhos é aquilo com que tem de se preocupar, para saber o estado da tiróide. Para problemas com a vagina ou o pénis, olhe para as 5 horas do olho direito. E por aí fora. Um iridologista pode examinar com um mapa da iris, uma lupa e uma lanterna.

Nenhum comentário: