terça-feira, 15 de dezembro de 2009

FESTIVAL DA CASTANHA DE ITAU SE CONSOLIDA COMO O MAIOR DA REGIAO DA OESTE




O primeiro festival da castanha da cidade de Itaú que foi realizado durante os dias 10 e 11 de dezembro foi um verdadeiro sucesso, quem garante é o prefeito Edson Melo que idealizou todo evento. O evento que contou com o patrocinio do Governo Federal através do ministério do turismo, se consolidou como sendo um dos maiores eventos da região oeste do Estado.



O prefeito Edson Melo juntamente com sua equipe administrativa comemoram todo sucesso que foi o evento. Mais de 30 mil pessoas lotaram a praça da matriz prestigiando toda programação, um dos maiores públicos já registrados na cidade e região.




O festival da castanha teve uma grande diversidade de atrações que agradou todas as idades.
Dentro da programação aconteceu a alvorada com a banda de música, José Praxedes, desfile cívico pela principais ruas, onde contou com a integração das escolas e secretarias municipal, apresentações culturais, missa em ação de graça, entrega de comendas a personalidades do município que prestaram relevantes serviços ao município, e na parte social festiva os shows musical com as bandas, Forró do bom, forró salgado, forró magote, Carreteiros Turbinados, Anísio Junior e fechando toda programação, a Banda Garota Safada, mostrando um show com o melhor forró da atualidade. Uma grande estrutura de som, palcos, iluminação e estandes foram montadas na praça Marcolino Bessa.


Tudo muito bem organizado. Nossa cidade estava feliz com a festa. Parabéns ao Prefeito Edson Melo. Assim falou a senhora Maria da Conceição Maia, que mesmo já na terceira idade, prestigiou toda programação.

Ao realizar o primeiro festival da Castanha, o objetivo da Prefeitura Municipal através da administração Itaú de todos nós, foi de resgatar a importância econômica e cultural da cajucultura, uma das três mais importantes linhas de exportação do Rio Grande do Norte. Durante os dois dias de evento, os visitantes puderam conhecer o processo de fabricação dos derivados do caju. Para isso, a secretaria de assistência social, numa parceira com o SEBRAE realizou cursos de culinária, de castanha e caju que beneficiou diretamente mulheres do município, com o objetivo de aperfeiçoar as técnicas de utilização da matéria-prima local, aproveitando a safra de caju na região. Os produtos estiveram expostos em estandes montados na praça da matriz, com pratos específicos de caju e artesanato local, que foram desenvolvidos dentro do projeto território do Apodi, Nas pegadas de lampião.


Com todo sucesso obtido na primeira edição do evento, o prefeito Edson Melo em seu discurso em praça publica, já confirmou que para 2010 a festa terá continuidade.
Mais uma vez só nos resta agradecer toda a população Itau pelo empenho, dedicação e ajuda para que a primeira Festa da Castanha fosse um sucesso já em sua primeira edição. Através de eventos como este pouco a pouco vamos melhorando o turísmo de nosso município e valorizando cada vez mais as nossas potencialidades. Acredito que estamos mesmo no bom caminho.Obrigado a todos e em 2010 a festa continua. Assim concluiu o prefeito Edson Melo.


A policia militar e civil que fez a segurança do evento também comemorou pelo fato de a festa de ter sido realizada sem violência.



O secretario de Finanças e administração do município Marcos Morais faz questão de lembrar ainda que eventos como este movimentam com mais de 50 segmentos comerciais diretamente, e que trouxe também lucros para os comerciantes de bebidas, lanches, camelôs e profissionais que vendem bijuterias com produtos regionalizados. As artesãs aproveitaram o recorde de publico para vender muito. “O primeiro festival da castanha superou todas as nossas expectativas.” comemora Marcos Morais.

Nenhum comentário: