terça-feira, 6 de outubro de 2009

ITAÚ ENTRA NA CAMPANHA DA COLETA SELETIVA DE LIXO



Sabendo que o lixo é um dos maiores problemas que afeta diretamente todas as questões sociais e ambientais, a Prefeitura Municipal de Itau, através da Secretaria Municipal de Urbanismo, agricultura e associação dos catadores de lixo – ASCALI e CAERN, desenvolveram um projeto, com o intuito de minimizar tal problema, onde estarão colocando em prática o projeto: Itaú na Coleta Seletiva, nem todo lixo é lixo.

Para implantar o projeto, que se apresenta como uma oportunidade para a conscientização da comunidade Itauense sobre a importância da reciclagem do lixo, visando à proteção do meio ambiente e à redução do desperdício, a população será conscientizada, com um trabalho nas escolas, bairros, ruas, comercio local, entidades entre outros órgãos, sobre a importância de se fazer diariamente a coleta seletiva de lixo, utilizando os recursos disponíveis.

È importante saber que a população cresce em níveis geométricos e, juntamente com ela, cresce a produção do lixo. Estimando-se que cada ser humano produz média 0,5kg a 1,5kg de lixo diariamente e multiplicando pelo total da população do mundo que é cerce de 6 milhões de pessoas, teremos a espantosa cifra de 4,5 bilhões de quilos de lixo produzido diariamente. Comentou o diretor da Caern, Nilton Carvalho, que se mostra muito preocupado com as questões ambientais.

O prefeito Edson Melo, pede o empenho de todos nessa luta. “Conto com todos os Itauenses na realização desse projeto, onde podemos ganhar e aprender muito com o lixo. Chegou a hora de ver que lixo é um luxo.”

O projeto Itaú na coleta seletiva, nem todo lixo é lixo, produzirá ganhos para a comunidade em geral. A partir de então, vamos vender nosso lixo para cooperativas de catadores, que no município tem a ASCALI e o dinheiro arrecadado servirá para ajudar entidades carentes. Enfatizou o diretor do centro municipal de ensino rural, Marcio Melo.

O lançamento oficial do Projeto, aconteceu no último dia 2, as 18:00hs no clube ACRE, com a apresentação oficial do projeto, realização de palestras e exposições de trabalhos. Na ocasião o coral da CAERN, som das águas, fez uma brilhante apresentação. Estiveram presentes no evento autoridades do município, empresários, diretores de escolas, alunos de escolas publicas e lideranças política da região.

A prefeitura juntamente com a CAERN local, estarão instalando latões nos pontos estratégicos na cidade a partir da próxima semana. Está confirmado para o evento a presença de autoridades do município e lideranças política da região.

A administração municipal estará realizando ainda treinamento com o seus servidores, para melhor utilização de equipamentos, como: copiadora de xérox, impressão de documentos e com a criação de uma pagina na internet com link, que tenha sugestões e perguntas sobre o assunto. Toda programação será aberta a população em geral.


Para o prefeito Edson Melo, a educação ambiental deve ser trabalhada de forma integrada, continua e permanente em todos os níveis e modalidades de ensino, como previsto nos parâmetros curriculares nacionais os quais servem como subsídios para a pratica pedagógica.

O Programa de Coleta Seletiva na cidade de Itaú vai possibilitar a geração de renda, emprego e inclusão social para muitas pessoas. A importância do programa não se restringe ao seu caráter social, afinal de contas, a preocupação ambiental acompanha as diretrizes que norteiam a coleta seletiva. Assim explicou o prefeito Edson Melo, que está otimista quando a realização do projeto

Logo pela manhã aconteceu uma caminhada pelas ruas da cidade. Este ato teve como objetivo orientar toda população por meio de carro de som, faixas e distribuição de panfletos, sobre a questão ambiental no Brasil e no mundo, que tornou-se um tema amplamente debatido em todos os meios, mostrando também que um ambiente em equilíbrio reflete na qualidade de vida dos povos em geral.

Nenhum comentário: