quinta-feira, 15 de outubro de 2009

ELEIÇÕES 2010 EM PAUTA - Getulio Rego elogia postura de Garibaldi diante de Lula

A sessão plenária da Assembleia Legislativa (AL) foi marcada ontem pela discussão da política estadual. O principal tema abordado tratou da conversa ocorrida na última terça-feira (13) entre o presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) e o senador Garibaldi Filho (PMDB). O primeiro a se pronunciar sobre o assunto foi o deputado estadual Getúlio Rego (DEM).
O deputado elogiou a atitude de Garibaldi de não ceder à pressão presidencial e externar sua preferência pela candidatura da senadora Rosalba Ciarlini (DEM) ao governo do Estado, para as eleições de 2010. Segundo o democrata, o senador está ouvindo o sentimento que vem das ruas. “É importante acompanhar o debate político. Aplaudo a decisão do senador Garibaldi Filho.
Esse é um recado importante. Na eleição para prefeito de Natal, ele entrou numa barca furada, sem ter o direito de ouvir a voz das ruas. Garibaldi se credenciou a receber o nosso apoio para a sua reeleição”, afirmou o deputado.Rego se refere à aliança firmada entre os partidos que apóiam o governo Lula para disputar a prefeitura de Natal, nas eleições do ano passado. Na ocasião, PT, PMDB e PSB formaram uma aliança em torno da candidatura da deputada federal Fátima Bezerra (PT), que foi derrotada pela atual prefeita Micarla de Sousa (PV) ainda no primeiro turno.
Garibaldi explicaDe acordo com Garibaldi Filho, a preferência pelo nome de Rosalba não é um sentimento individual, mas a concepção de grande parte do PMDB. “Vejo na aliança com Rosalba maiores chances para minha reeleição. Existe uma identificação entre nós. Esse é o sentimento de grande parte do nosso partido”, afirmou o senador sobre sua preferência. Walter concordaO filho de Garibaldi, deputado estadual Walter Alves (PMDB), também saiu em defesa da aliança com os Democratas. “Enquanto Henrique quer se aliar ao governo, eu acho que a maioria do partido deseja ficar com o DEM.
No momento certo, haverá definição e partiremos unidos”, garantiu.Rosalba agradece Ao ler na imprensa as declarações de Garibaldi referentes à aliança com o DEM para as eleições de 2010, a senadora Rosalba Ciarlini, preferida do peemedebista para disputar o governo, declarou estar muito feliz com a posição do parlamentar. Ela disse que o apoio do senador a estimula ainda mais a trabalhar “para enfrentar os desafios que virão”.
Rosalba avaliou o posicionamento defendido por Garibaldi Filho como uma decisão tomada em consonância com o desejo das bases democratas e peemedebistas. “Este posicionamento reflete o sentimento das bases. O DEM buscará o apoio do PMDB”, afirmou a senadora.Agripino comemoraA reação do senador José Agripino (DEM) foi de comemoração, pois o principal objetivo político do senador para 2010 é atrair Garibaldi para a oposição.
O democrata disse torcer para que o desejo do peemedebista se confirme e a aliança de 2006 possa se repetir no próximo pleito.Líderes governistas questionam posição do peemedebistaNa AL, os governistas também se pronunciaram sobre o anúncio da preferência de Garibaldi pela candidatura de Rosalba. O deputado estadual Nélter Queiroz (PMDB) questionou a euforia de Getúlio Rego com as declarações do senador. Segundo o deputado peemedebista, o democrata tentou passar a impressão de que Garibaldi havia definido aliança com o DEM. “O PMDB está dividido no Estado (a ala comandada por Garibaldi defende aliança com o DEM e o grupo que segue o presidente do partido, Henrique Eduardo, prefere se aliar à governadora Wilma de Faria). Não existe ainda apoio de Garibaldi a ninguém. O partido não tomou decisão”, declarou o deputado.
Mineiro rebate
Em consonância com Nélter, o deputado estadual Fernando Mineiro (PT) saiu em defesa da repetição da aliança firmada em 2008, entre PT, PSB e PMDB – derrotada ainda no primeiro turno das eleições. O petista argumentou que a derrota de 2008 não é motivo para que a mesma união se repita em 2010.Mineiro lembrou que Garibaldi também foi derrotado na aliança que fez com o DEM em 2006. O deputado ainda questionou a nomenclatura utilizada para definir a aliança entre os partidos aliados do governo Lula no Estado. “Por que a aliança do DEM com o PMDB em 2006 não era acordão? Apoiar o DEM, não é acordão. Mas apoiar o PT, é acordão?”, questionou.O petista ainda questionou as palavras usadas por Getúlio Rego, sobre “o apelo das ruas”. Segundo Mineiro, o cenário eleitoral está indefinido. Para ele, os debates deveriam ser concentrados no campo das ideias e não somente na discussão de nomes. “Acho natural o DEM buscar atrair o PMDB, até porque ninguém governa sozinho. Mas vamos avaliar. Esse é o desafio”, concluiu.
Fátima critica
Já a deputada federal Fátima Bezerra (PT) mostrou irritação com o posicionamento de Garibaldi. Em entrevista a uma rádio da capital, ela disse que uma possível aliança política entre DEM e PMDB seria uma “esquizofrenia política sem tamanho”.A deputada disse que o PT no Estado vai buscar a reprodução do palanque nacional, que tem o PMDB como principal aliado. “Se não for possível caminharmos juntos, a aliança da base será firmada entre os partidos que são coerentes”, afirmou a deputada, em referência à possível adesão do PMDB ao grupo oposicionista.Fátima ainda mandou um recado direto para o senador peemedebista, questionando a coerência política dele. “Como é que o PMDB, que está comprometido com o projeto do presidente Lula, indicando o vice, vai se aliar ao DEM e ao PSDB (No Estado), que são nossos principais adversários no plano nacional?”, questionou.

Nenhum comentário: