terça-feira, 1 de setembro de 2009

PREFEITO EDSON MELO ENTREGA TELE-CENTRO A POPULAÇÃO DE ITAÚ




A Prefeitura de Itaú entregou durante o mês de agosto o primeiro Telecentro digital Comunitário. O Telecentro, viabilizado através da parceria entre a Prefeitura e o Ministério das Comunicações, possui regras específicas de funcionamento e tem o objetivo de promover a inclusão social das comunidades atendidas, reduzindo a exclusão social e criando oportunidades aos cidadãos.

Para a secretária municipal de Educação Mirianete Brasil, o local dá à comunidade subsídio para a formação profissional de jovens e adultos. “Este é um momento muito importante, estamos inaugurando um espaço que oportuniza o aprendizado assim como o Centro de Geração de Renda, este é um compromisso social da atual administração”, salientou a secretaria.

O telecentro vai disponibilizar a jovens e adultos de acesso gratuito à internet, oportunidade de fazer pesquisas, trabalhos e até mesmo aprender a mexer em um computador. O prefeito Edsno Melo agilizou a implantação do telecentro, por entender que é um elemento essencial hoje no ingresso ao mercado de trabalho.

A secretaria de Ação Social Francisca das Chagas destacou que, é preciso dar oportunidade para que o cidadão aprenda, se desenvolva e seja independente.
A unidade funcionará com 11 computadores destinados a comunidade que não tem acesso a informação digital.


Para o prefeito Edson Melo o verdadeiro objetivo do telecentro, é de, primeiro combater a exclusão digital. “Trata-se de uma iniciativa fundamental para capacitar a população de Itaú e inseri-la na sociedade da informação, para assegurar a preservação de nossa cultura com a construção de sites de língua portuguesa e de temáticas vinculadas ao nosso cotidiano, qualificar profissionalmente nossos trabalhadores, incentivar a criação de postos de trabalho de maior qualidade, afirmar os direitos das mulheres e crianças, para um desenvolvimento tecnológico sustentável e ambientalmente correto, aprimorar a relação entre o cidadão e o poder público, enfim, para a construção da cidadania digital e ativa.” Assim falou o prefeito em momento de apresentação do telecentro a sociedade.

A Administração Municipal será a responsável pelo funcionamento do Telecentro fazendo cumprir as normas de convivência como também disponibilizando funcionários e arcando com todas as despesas operacionais.


A equipe responsável pelo Telecentro tem como coordenador, como professor e como orientador Arnobio Pinheiro que sente-se realizado em poder desenvolver um bom trabalho, como contribuição para o desenvolvimento do município.

Nenhum comentário: