quinta-feira, 3 de setembro de 2009

GOVERNO DO RN E PETROBRAS ASSINAM ACORDO PARA ESTUDO

Governo do Estado vai assinar com a Petrobras, na manhã desta sexta-feira (04), um protocolo de entendimento para estudos de empreendimentos nas áreas de gás natural e energia elétrica, incluindo renováveis. A solenidade será realizada às 10h no auditório do Centro de Tecnologias do Gás (CTGás), órgão da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN), contando com a presença da governadora Wilma de Faria e da diretora de Gás e Energia da Petrobrás, Maria das Graças Foster.

A parceria entre o Governo do Estado e a Petrobras para o desenvolvimento de ações na área energética irá garantir a elaboração de estudos, com prazo de vigência de 24 meses, para implantação de um parque eólico, balanço energético, interiorização do gás natural, ampliação das atividades do CTGÁS para energias renováveis e de outras ações relativas ao gás natural e energia no Estado do Rio Grande do Norte.

Na mesma ocasião, a Petrobras, Fiern, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e Governo do Estado irão formalizar aditivo que amplia a área de atuação do CTGás, que já é referência nacional em gás natural, e que, a partir dessa parceria, passa a se chamar CTGÁS-ER (Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis).

O CTGás, criado em 1999, além de continuar atuando com foco no gás natural, agrega ao seu portfólio ações nas áreas de energia eólica, pequenas centrais hidrelétricas (PCHs), termossolar para geração de energia elétrica, biomassa, geotérmica, hidrogênio, ondas, marés e correntes marítimas. O CTGÁS-ER é o primeiro centro de tecnologia do país que congrega atividades em um maior número de fontes renováveis, além de ter atuação nacional.

Nenhum comentário: