segunda-feira, 3 de agosto de 2009

DESCOBERTO NOVO TIPO DE VÍRUS HIV EM MULHER AFRICANA

Um novo tipo de vírus da Aids foi descoberto em uma mulher de Camarões, país da África. Segundo a pesquisa, divulgada pelo jornal “Nature Medicine”, o vírus se difere dos três já conhecidos e parece estar relacionado a uma versão símia do vírus recentemente descoberta em gorilas selvagens.
Para os pesquisadores, a descoberta ressalta a necessidade de verificar mais de perto as novas variantes do vírus HIV, especialmente na parte do centro-oeste da África. Jean-Christophe Plantier, da Universidade de Rouen, na França, liderou a pesquisa.
Os três tipos de vírus já conhecidos são relacionados a uma versão símia do vírus que ocorre em chimpanzés. A explicação mais plausível, segundo os pesquisadores, para a nova descoberta é que o vírus foi transmitido do gorila para o ser humano.
Mas eles não descartam as possibilidades de que o novo tipo de vírus começou em chimpanzés e foi transmitido para os gorilas e então para os humanos, ou diretamente dos chimpanzés para os gorilas e humanos.
A paciente, de 62 anos, foi diagnosticada como HIV positiva em 2004, logo depois de se mudar dos Camarões para Paris. Ela morava perto de Yaounde, capital dos Camarões. No entanto, ela disse que não teve contato com macacos nem com carne de animais selvagens de países tropicais.
Entretanto, a mulher não apresenta sintomas da Aids e está sem tratamento, embora ela carregue o vírus, segundo os pesquisadores.
De acordo com a pesquisa, o virus pode estar circulando tanto em Camarões como em outros lugares, pois a rápida multiplicação do vírus indica que ele já está adaptado às células do ser humano.
Ainda de acordo com a “Nature Medicine”, portadores de herpes genital têm maior risco de contrair o virus da Aids até mesmo após a pele não estar mais infectada.

Nenhum comentário: