sexta-feira, 17 de julho de 2009

TERMINA HOJE AS INSCRIÇÕES PARA O ENEM 2009



As inscrições para o Enem, Exame Nacional do Ensino Médio, terminam HOJE. Pouco mais de 3 milhões de estudantes se credenciaram para fazer as provas, um número bem abaixo dos esperado. Quem já se inscreveu pro Enem? Todo mundo. A expectativa do Ministério da Educação é ter 6 milhões de inscritos no Enem. Este ano o resultado do Enem vai ser utilizado como garantia de acesso parcial ou total na maioria das universidades federais do país.



As instituições têm autonomia e podem usar o novo exame como processo de seleção de quatro maneiras. Uma fase única. Nesse caso, basta ser aprovado ser aprovado no Enem para conseguir a vaga. Como primeira fase, ou seja, uma prova eliminatória. Depois o candidato tem que fazer segunda avaliação da universidade, com questões específicas, geralmente discursivas.



O Enem também pode ser combinado com vestibular da instituição. E aí o candidato faria até 3 provas. E, por último, o novo exame pode servir para vagas que sobrarem do vestibular. “Tem dias em que você está bem e você está mal. Se você estiver uma única chance, a pressão vai ser muito maior, assim como a chance de erro”, disse a estudante Alessandra, de 17 anos. Até o ano passado, o Enem era feito em um dia. Agora será em dois. Antes, eram 63 questões. Este ano serão 180.



A prova de redação continua. "Isso nos garante ter uma medida de qualidade muito melhor para o processo de seleção. Bom para as universidades e é bom para o aluno também ser melhor avaliado”, disse Helinton Tavares, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas. Os alunos aprovam as mudanças, só gostariam de mais tempo para se adaptar.

Nenhum comentário: