quinta-feira, 14 de maio de 2009

EIT VOLTA A CONSTRUIR MAIS UMA GRANDE OBRA EM APODI

Engenheiro Dinarte Maia


A Construtora EIT – Empresa Industrial Técnica S/A, após construir a barragem de Santa Cruz na cidade de Apodi, volta a cidade para construir mais uma grande obra que beneficiar a região oeste. A denominada de sistema adutor do Alto Oeste vai garantir o abastecimento de água as cidades de Pau dos Ferros, Martins, Itaú, Lucrécia, Rodolfo Fernandes, Viçosa, Rafael Fernandes, São Francisco do Oeste, Luís Gomes, Pilões, Umarizal, Taboleiro Grande, Frutuoso Gomes, Alexandria, Serrinha dos Pintos, Antônio Martins, Olho d"Água do Borges, Major Sales, José da Penha, Riacho da Cruz, Riacho de Santana, Marcelino Vieira, Paraná, Tenente Ananias, Água Nova e João Dias, além de 65 comunidades rurais e dois distritos. O maior sistema adutor do Rio Grande do Norte vai levar água de boa qualidade para 207 mil pessoas em 26 municípios e 65 comunidades rurais da região, totalizando investimento de R$ 128 milhões de reais.
LARGADA - A ordem de serviço para o início das obras de implantação da Adutora do Alto Oeste foi assinada no dia 20 de março deste ano, no município de Pau dos Ferros, pela senhora governadora Wilma de Faria, que prevê sua conclusão no período de 18 meses.
Na ocasião ao discursar a governadora lembrou que o atual governo já construiu mais de 500 quilômetros de adutoras e está implantando novos sistemas adutores como a terceira etapa da Adutora Serra de Santana, que vai garantir o abastecimento de água de comunidades rurais de Santana do Matos e São Rafael, e a do Alto Oeste. "Estamos garantindo o acesso à água de boa qualidade não apenas para quem mora nas cidades, mas também para as localidades de difícil acesso", destacou Wilma de Faria.

De acordo com o vice-governador, Iberê Ferreira de Souza, além de implantar o sistema adutor, que terá 307 quilômetros de tubulação, o Governo do Estado vai realizar o Consórcio de Saneamento do Alto Oeste para gerenciar o uso da nova adutora e implantar aterros sanitários, em parceria com os municípios. "De nada adiantaria construir adutoras e o lixo a céu aberto contaminar o subsolo. Por isso vamos realizar um programa para construção de aterros sanitários em diversos municípios", anunciou.

O deputado federal Henrique Eduardo Alves classificou a obra da adutora como uma das mais importantes ações realizadas pelo Governo do Estado. "Estou aqui para aplaudir a governadora por esta obra importantíssima para o Alto Oeste e para todo o Rio Grande do Norte", comentou o parlamentar. Para a prefeita da cidade de Rodolfo Fernandes Bernadete Queiroz, esta é considerada a obra mais aguardada pela população do Alto Oeste, um dos municípios que será beneficiado pelo sistema adutor. Segundo ela, os moradores da cidade precisam comprar água mineral uma vez que a água do açude que abastece o município é imprópria para o consumo humano.

O sistema utilizará as águas da Barragem de Santa Cruz, que deverá receber aporte de água do Projeto de Integração de Bacias do São Francisco, no segundo momento do projeto. Localizado no município de Apodi e com capacidade de armazenamento de 600 milhões de metros cúbicos, o reservatório tem uma grande importância para o abastecimento da região. A captação de água para a adutora acontecerá através de dois sub-sistemas. 1º através da barragem de Santa cruz com 160 Lts/s e 2º através da barragem de Pau dos Ferros com uma vazão de 320 Lts/s. Uma curiosidade chama a atenção com relação a vazão da barragem de Pau dos Ferros ser o dobro da barragem de Santa Cruz. O motivo é que a cidade de Pau dos Ferros foi incluída na primeira etapa do projeto da transposição do Rio São Francisco que dará aporte a Barragem. Caso a transposição não aconteça no prazo de 10 anos, a barragem de Pau dos Ferros será abastecida pela águas de Santa Cruz.

Alguns agricultores do vale do Apodi já começam a questionar com relação da retirada das águas de Santa Cruz para outros município. A preocupação é de que nossa água seja retirada e falte para nosso bom aproveitamento. O engenheiro Dinarte Maia, não pretende entrar na discursão mais esclarece que tudo na engenharia é feito com as primícias de cálculos de segurança, pois trata-se de uma ciência aplicada, que incorpora contribuições de diversas áreas de conhecimento, para execução de um projeto. Nesse caso se a engenharia diz ser possível a retirada de água de Santa Cruz, os agricultores podem ficar tranqüilos, mas não tira a razão deles de procederem com a reivindicação.

O engenheiro faz algumas observações com relação a obra da barragem, que há oito anos foi construída e para sua surpresa ao voltar a Apodi se deparou com o reservatório de água abundante sem ter o devido aproveitamento econômico. A água ficou parada e ninguém aproveitou esse tempo todo, o que deixou de gerar benéficos significantes para a região e para o RN. A obra que vamos executar agora era pra ter sido feita há muitos anos atrás, pois foram 150 milhoes de reais investidos sem retorno ate o momento. Comentou Dinarte.

A adutora do auto oeste será construída pelo Governo do Estado em parceria com Governo federal através do Programa de Aceleração de Crescimento PAC. O engenheiro da EIT Dinarte Maia que é o gestor de contratos da obra, diz que chegou a hora de esperimentarmos o tão falado PAC, e ressalta: Esta será uma das maiores obras de infra-estrutura do Rio Grande do Norte e vai melhorar significativamente a qualidade de vida do povo do Alto Oeste”. Ele destaca que atualmente as comunidades rurais do Alto Oeste são abastecidas por pequenos açudes ou poços subterrâneos e que a região sofre constantemente com o problema da falta de água sempre que há períodos mais prolongados de estiagem. E diz com satisfação: No primeiro momento há 8 anos atrás, estive em Apodi com a missão de ajudar a juntar as águas da barragem de santa cruz, e agora volto para concluir minha missão que é de ajudar a distribuir essa água, estou muito feliz por isso. Conclui o engenheiro.

Segundo Dinarte Maia a execução da obra que ficará a cargo da construtora EIT Engenharia, estará empregando no pico da obra cerca de 800 pessoas na região, sendo que nesse primeiro momento 100 empregos diretos serão gerados somente em Apodi, de acordo com a demanda esse numero vai aumentar de forma significativa.

Indagado com relação aos critérios de avaliação para contratos trabalhistas, Dinarte foi enfático ao dizer que não existem indicações políticas e que os currículos são avaliados pelos seguintes critérios: 1º. Ficha técnica, 2º. Experiência de Trabalho, 3º. Estado civil, dando assim preferência aos que são arrimos de família. Para o gestor a grande procura por emprego é salutar e isso mostra o lado positivo do processo democrático adotado em nosso país.

Como a obra vai beneficiar o alto oeste, o canteiro de obras da EIT poderia estar sendo instalado em Pau dos Ferros, já que a cidade também dispõe de um grande potencial econômico e que será diretamente beneficiada com a obra. Mas o engenehiro Dinarte Maia faz questão de ressaltar o porque de Apodi ter sido escolhida por ele para este feito. “A escolha se deu por questões técnicas, mas confesso que o fato de ter recebido da câmara de vereadores de Apodi a monção honrosa de ser um cidadão apodiense me deixou muito feliz e facilitou a nossa vinda. Sem falar na cidade que continua acolhedora em todos os sentidos e volta a nos receber com o mesma receptividade de antes.”


Com a chegada da empresa na cidade o comercio já começa a se aquecer e a sociedade ganha com isso em todos os sentidos. Mais de 30 casas foram alugadas até o momento para os profissionais de outras cidades que vem trabalhar na obra. O comercio de Apodi já registrou nas últimas semanas visível crescimento com a instalação da empresa na cidade. Assim como a EIT outras empresas também chegaram a Apodi nos próximos dias para começar de vez a obra. Com a chegada de novas empresas a cidade ganha e pode ser beneficiada ainda com as estratégias de vendas dos lojistas para atrair com promoções e preços baixos os novos consumidores.

Para o vice presidente da CDL Marcio Valdevino, o comercio comemora a chegada da obra através da EIT que está dando prioridade a comprar em Apodi. E faz mais.Quem vai determinar a rapidez desse processo é nossa própria capacidade de dar respostas observações oportunas dizendo: “Não é de hoje que a nossa cidade vem sendo destaque pelo potencial em vários setores, o que tem atraído grandes investimentos. Isso está claro quando se observa o mercado de trabalho, o que significa um fator de alavancagem econômica regional. Por isso nós lojistas precisamos caminhar de mãos dadas se organizando cada vez mais para atender essa demanda. E conclui dizendo que com a chegada de empesas como esta o comercio tem a oportunidade de crescer cada vez a essa demanda que esta chegando. Mais empresas em solo apodiense significa mais negócios e mais lucros para todos os setores. O potencial de nossa região é enorme e a mágica é a colaboração entre si. Argumenta o empresário. Para o gestor Dinarte, o comercio de Apodi cresceu muito nos últimos anos, motivo de satisfação e alegria para ele.

A EIT esta melhorando o acesso a Barragem de Santa Cruz mais não será responsável pela construção do asfalto, outra empresa se encarregará de realizar a obra, que não deixa de ter sua importância nesse momento.
Por Leylla Carla

Nenhum comentário: