domingo, 26 de abril de 2009

DEFESA CIVIL SE MOBILIZA PARA AJUDAR POPULAÇÃO


Desde as primeiras notícias de que a Barragem de Santa Cruz estava sangrando e o Rio Apodi/Mossoró tomando água, que a Comissão de Defesa Civil da cidade Apodi vem tomando providências e buscando soluções para amenizar os problemas das famílias que moram nas comunidades afetadas com as enchentes do Rio Apodi/Mossoró.

O presidente da Comissão de Defesa Civil de Apodi, Marcílio Reginaldo, juntamente com os membros da comissão e equipes de enfermeiros, técnicos, assistentes sociais e agentes de saúde estão visitando as áreas atingidas pelas chuvas e dando assistência às famílias.
Apesar das chuvas terem dado uma trégua durante toda a noite de anteontem e dia de ontem, já são vários os problemas contabilizados pelas enchentes tanto nas Comunidades Rurais da Chapada quanto nas do Vale do Apodi. A Comissão de Defesa Civil montou um ponto de apoio no gabinete da prefeita Gorete Pinto e vem se reunindo montando estratégias de trabalho e recebendo chamado de famílias que estão enfrentando problemas causados pelas águas.
Parte das cabeceiras da ponte de acesso entre Apodi e Caraúbas estava sendo destruída pela erosão, mas a prefeita Gorete Pinto acionou a direção do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e disponibilizou a estrutura da Secretaria Municipal de Obras para fazer um trabalho no local para que as famílias do Vale do Apodi não fiquem isoladas como em 2008.
Uma equipe das Secretarias do município de Desenvolvimento Social e da Saúde, respectivamente, está realizando um trabalho de atendimentos nas comunidades e tem como base o Posto de Saúde do Sítio Santa que está preparado para atender a pessoas dos Sítios Lagoa Rasa, Santa Cruz, Ameno, Queimadas, Sororoca, Várzea da Salina, Bamburral dentre varias outras que ficam encravadas no Vale do Apodi.
Nos locais onde as pessoas não podem se deslocar, os profissionais da saúde e social fazem o atendimento através de canoas e lanchas e os enfermeiros fazem o atendimento e a doação de medicamentos.A Prefeitura do Apodi através da sua estrutura administrativa tem se colocado à disposição das famílias atingidas por esta situação drástica, quando dezenas de apodienses tiveram suas plantações, moradias invadidas pelas águas.

Nenhum comentário: