quinta-feira, 30 de abril de 2009

APODI RESPIRA CULTURA

Damásio Costa, Tony Silva

Luciana Duarte e Jeyzon Leonardo.











Por Leylla Carla


A Cia Mascara de Teatro de Mossoró volta a cidade de Apodi nesta segunda feira, dia 4, para apresentar o novo espetáculo DEUS DANADO, que tem direção de Marcelo Flecha, texto de João Denys e conta no seu elenco e técnica com: Damásio Costa, Tony Silva, Luciana Duarte e Jeyzon Leonardo. Numa montagem de aproximadamente cem dias a Cia. busca neste espetáculo trabalhar o ator na sua forma mínima e crua, deixando como principais ferramentas sua voz e corpo.


O espetáculo mostra a vida/morte de dois homens que lutam entre si a procura de uma botija que segundo a lenda é repleta de riquezas. A eterna busca pelo poder cega o homem, gera o bicho que guiado pelo ódio e desamor não é capaz de perceber a grande virtude do ser.O afeto depositado no seu dia-a-dia, o carinho e a admiração que um filho pode ter por seu pai. A seca agora não rasga a terra, mas sangra a sociabilidade do homem que já não tem esperança...
O espetáculo estreou em sua cidade natal, Mossoró / RN em setembro de 2007 apresentando ao publico local seus dois elencos, alem disso a Máscara viajou para outros estados como: São Luís /MA e Curitiba /PR, São Paulo/SP, com o propósito divulgar para outras praças seu fazer teatral.





Atualmente a Companhia circulando por dez cidades do Rio Grande do Norte com o projeto “Nordeste Danado” do Programa BNB de Cultura 2009, e os espetáculos são gratuitos.
A Cia conta com atores e atrizes de larga experiência em teatro de rua e de palco. Têm em seu elenco nomes de maior importância para o movimento artístico que hoje eleva a cidade à condição de importante pólo cultural nordestino.



Quantitativamente, a produção cultural cresceu muito nos últimos anos, seja nos grandes eventos, como Auto da Liberdade, Chuva de Bala no País de Mossoró e Oratório de Santa Luzia, seja na montagem de espetáculos dos grupos que, desde a inauguração do teatro Municipal Dix-huit Rosado quando o município garantiu via PROJETO FOMENTO, um “Auxílio Montagem”, que viabilizou a encenação de vários espetáculos no ano passado.





Esta Cia de Teatro tem contribuído com o calendário Cultural de Mossoró com montagens muito aplaudidas pela sociedade mossoroense e de todo Estado, como: A Viagem de um Barquinho (infantil) e vários esquetes para o Governo do Estado, como O Milagre do Tributo (texto do poeta Antonio Francisco) e para empresas estatais e privadas, além de recitais com obras de poetas de renome nacional e local.





Os artistas de Mascara entende que esta atividade já requer um compromisso com o crescimento vertical e qualitativo, o que se caracteriza pela montagem de clássicos das artes cênicas, cujo processo de produção e encenação possam servir como paradigma para a construção de uma mentalidade voltada para a qualidade e o aprofundamento cultural na atividade teatral de Mossoró e do RN. Montar uma peça de Eurípides, um clássico grego do porte de Medéia, já encenado nos mais importantes centros culturais do mundo e em todas as épocas, pelos maiores grupos e melhores atores, é um estímulo para que o fazer teatral mossoroense não descambe da efervescência.

Nenhum comentário: