quinta-feira, 26 de março de 2009

PREFEITO EDSON MELO DA EXEMPLO EM MOMENTO DE CRISE

Por Leylla Carla

A redução do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), influenciada pela crise econômica, atingiu em cheio não só os municípios do RN mais de todo o Brasil. Em outras regiões, a mesma preocupação com a falta de dinheiro se repete.
Mas o prefeito da cidade de Itaú, Edson Melo, mostra habilidade nesse momento de crise e garante aos servidores municipais salários em dia.Ao longo da sua vida pública Edson Melo tem administrado o município com responsabilidade e respeito ao seu funcionalismo e mostra que mesmo com a queda do FPM, fez uma reserva já prevendo isso acontecer, e começou ontem a pagar o funcionalismo municipal e garante que antes do final do mês todos terão recebido seus salários.
De acordo com estudo da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), em fevereiro de 2009, o FPM teve uma redução média de 12,96% em relação a fevereiro de 2008. Para os municípios menores (com até 10.188 habitantes, que têm percentual de 0,6 no FPM) a queda foi maior, de 13,43%. No RN, o impacto da redução de receitas é mais pesado porque, os municípios que compõem o Estado, mais da metade tem o percentual mínimo do fundo."Mantivemos somente os serviços essenciais, assim como também estamos economizando no uso do telefone e reduzindo o consumo de energia e outros gastos, uma maneira que encontramos para economizar," justificou o prefeito Edson Melo.
E diz mais: "Tivemos de fazer uma contenção de despesas para poder começar a sobreviver", conta o prefeito, que está preocupado com a crise, mas se mantém esperançoso de que dias melhores virão, para que ele possa proporcionar ao povo de Itaú uma melhor condição de vida. Isso mostra sabedoria por parte do prefeito, que com a crise financeira mundial as prefeituras terão que buscar realmente novas formas de administração municipal.Para o secretário de Finanças e Administração, Marcos Moreira Morais, isso mostra que o prefeito Edson Melo tem os pés no chão e é um prefeito totalmente comprometido com o seu povo.
Pois mesmo diante da crise que afeta o mundo inteiro ele soube economizar, para que o seu funcionário não fosse prejudicado em nenhum momento.Edson Melo anuncia que pretende adotar uma série de outras restrições para se adequar à carência de recursos.O secretário de Finanças adianta que muito em breve a sua pasta estará fazendo o recadastramento de todos os imóveis do município para 2009, visando assim aumentar a arrecadação no ano, para melhor poder investir no próprio contribuinte. O que o prefeito Edson Melo vem fazendo, é um exemplo diante do que os especialistas em economia aconselham.
Que as prefeituras revejam sua forma de administrar, e avaliem principalmente a possibilidade de otimização de recursos e minimização de despesas, além de adequação de controles diários desde a diminuição e uso racional de água, energia elétrica, telefone, até a utilização necessária de alguns equipamentos e suas manutenções preventivas e corretivas. Com isso os municípios vão poder ter mais um dinheirinho extra em caixa, para momentos de crise.

Nenhum comentário: