quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

CÂMARA DE APODI REALIZOU NO DIA 16 A 1ª SESSÃO DO ANO

Vereadores de nossa cidade, Junior Carlos, Junior Souza, Chico de Marinete, Ângelo de Dagmar, João Evangelista, Genivan Varela, Arnaldo Costa, Helio e Paulo possam para esta coluna ao lado da Prefeita Gorete Pinto durante a 1ª sessão do ano.
PRIMEIRA SESSÃO DO ANO
Ontem pela manhã, aconteceu a abertura oficial do período ordinário dos trabalhos do legislativo apodiense. A solenidade contou com uma boa participação popular, numa demonstração de prestígio e crédito aos nove vereadores que assumiram suas funções com um discurso de mudanças e de resgate à credibilidade da Câmara.


O presidente da casa, vereador João Evangelista abriu a solenidade convocando a prefeita Gorete Silveira que em sua mensagem, num tom conciliador, destacou as preocupações sociais do seu governo e sua disposição em ajudar a recuperar a credibilidade do legislativo e executivo perante a população de Apodi.

Conclamando os políticos apodienses para trilhar um novo caminho, ela ressaltou que “administrar mudanças requer desprendimento e responsabilidade pelo público”, citando todos os programas que pretende desenvolver na sua gestão para os quais pediu apoio do legislativo para poder colocá-los em prática.

O vereador Júnior Souza, que conquistou o sexto mandato consecutivo, foi o primeiro a falar, lembrando da árdua missão que tanto ele quanto os novos vereadores terão pela frente, mas que não faltará disposição para lutar pelas melhorias para o município, sem distinção partidária, enfatizando que a educação é prioridade.


Recordando a sua trajetória política, onde teve maior atuação nas comunidades rurais, o vereador Júnior Carlos, emocionado, destacou o momento histórico vivido pelo legislativo apodiense que elegeu sete novos vereadores, dos nove que assumiram seus mandatos. Ele reafirmou o seu compromisso de legislar em benefício de todos.

O vice-presidente da Câmara, vereador Paulo de Teleço, citou s dificuldades para conseguir realizar o seu sonho de ser vereador em Apodi, quando sua família é oriunda de outro município. “Mas, não fugirei às responsabilidades e estou disposto a cobrar da prefeita, todas as promessas feitas durante a campanha”, disse.

Lembrando que após serem eleitos pelo grupo denominado de “Nova Geração” os vereadores dessa composição partidária foram chamados de “meninos”, o vereador Genivan Varela destacou o papel desses novos legisladores que têm a tarefa de inaugurar uma nova era na política apodiense, resgatando o respeito e a credibilidade da Câmara.

Para o vereador Ângelo Suassuna, fazer parte desse legislativo forte e independente é motivo de orgulho e um fato inédito na política apodiense. “Não mediremos esforços para recuperarmos o respeito do povo apodiense pelo vereador, exercendo esse mandato com dignidade”, afirmou.

Em seu discurso, o segundo secretário da casa, vereador Hélio Machado, destacando sua origem humilde disse ser um orgulho representar Apodi no legislativo, para o qual foi eleito graças ao trabalho desenvolvido na área da saúde, mas adiantou que não pretende lutar somente pela saúde do município e que vai honrar a todos os que lhe confiaram o mandato.

“Não somos executores de obras, mas seremos eternos vigilantes das atividades do executivo e fiscalizaremos cada centavo que entrar no nosso município”, alertou o primeiro secretário da Câmara, vereador Chico de Marinete, acrescentando que pretende restaurar a dignidade da casa, legislando em favor das causas públicas. “Sou mais ligado ao setor rural, mas estarei engajado em todas as lutas que considerar justa, concluiu.”

O vereador Arnaldo Costa, também eleito para o sexto mandato na Câmara, destacou em seu discurso a unanimidade da eleição para presidência da casa, mas lembrou que “todo princípio são flores”, alertando de maneira metafórica que a política tem sabores amargos. E se colocou à disposição para lutar por melhores condições para o povo de Apodi.

Por último, o presidente da casa, vereador João Evangelista iniciou o seu discurso fazendo o resgate da história do legislativo no Brasil, desde o período Imperial, ressaltando os momentos de exaltação e de ostracismo vividos pelos legisladores. “Os vereadores devem transformar as câmaras em centros de discussões” disse, esclarecendo que o significado da palavra Vereador.


Ao falar sobre a sedução exercida pelo poder, conclamou os colegas vereadores a não se deixarem seduzir para juntos reerguerem a credibilidade da casa, com transparência, ética e moralidade. Ao lembrar de fatos noticiados recentemente pela imprensa, reafirmou que todos os seus atos estão amparados pela legalidade.


Aproveitando a presença da prefeita pediu a ela para aprovar suplementação para a compra de um veículo para a Câmara. Por fim, convidou a todos para participarem das sessões ordinárias que acontecerão todas as quintas-feiras, na sede da Câmara, no novo endereço, à rua Ademar Leão, 190, bairro Betel.
Assessoria de comunicação da Câmara - Iêda Silva



Na ocasião todos os vereadores tiveram a oportunidade de levar sua mensagem aos presentes com discursos aplausiveis, reafirmando o compromisso com o povo de que vão fazer um mandadro diferente com independência, responsabilidade, respeito e comprometimento.
No discurso do Presidente João Evangelista ele não esqueceu de agradecer ao grande chefe politico Dr. José Pinheiro Bezerra que o ajudou e incentivou a ingressar na vida publica mais como também todos os politicos que alí estavam, a sua experiência respingava em cada um. Agradeceu também a grande professora Dona Luzinete Canela (in memorian) pelos ensinamentos na vida.