segunda-feira, 3 de novembro de 2008

F1 GRANDE PRÊMIO DO BRASIL - HAMILTON VENCEU E ENTRA PARA HISTÓRIA DE FORMA JUSTA

Torcer é sempre bom! E ser torcedor significa acreditar até o fim. Mesmo quando a gente sabe que aquela coisa que nós queremos não dá certo!E na corrida de ontem do GP do Brasil - Lewis Hamilton fez uma corrida para ser campeão! Largou em 4º e fez uma prova para chegar em 4º. Acabou em 5º. Mas teve a frieza suficiente para não errar na pista de Interlagos e levar o título.
Se formos analisar tecnicamente, Hamilton não esteve ameaçado uma vez sequer durante a prova. Não encostou nos três primeiros, mas também não foi tão ameaçado. E quando foi - por Vettel - contou com a chuva, com Kovalainen logo atrás de Vettel e com Timo Glock. Hamilton era o 4º quando foi para os boxes. Mesmo se fosse ultrapassado por Vettel, seria o 5º. Timo Glock arriscou ficar na pista para tentar uma posição melhor. Daí, veio Robert Kubica, ensandecido nas últimas voltas tentando passar todo mundo.
Atrapalhou Vettel e Hamilton. Pior para o inglês, que caiu para 6º. Os locutores, em polvorosa, já cantavam o título de Massa. E esqueciam que Glock não estava tão longe para segurar a posição e a tração de seu carro não renderia. O resultado claro foi aquele! Vettel e Hamilton passando!Ou seja, na prática, Massa ganhou quase de ponta a ponta, como era esperado. Mas Hamilton não perderia o título de forma alguma. E nem havia sido ameaçado de perdê-lo.No fim das contas, ganhou o piloto mais regular e mais habilidoso. Além de ser o mais constante. Em duas temporadas, só abandonou duas vezes e esteve em 96% das corridas dentro da pista!Mas vai dizer ao torcedor que não é bom ter aquele resquício de esperança!





Na euforia de torcer, muitas vezes comprando a ilusão criada por boa parte da mídia, as pessoas acabam cometendo enormes injustiças. E neste domingo aconteceu uma das maiores que vi nos últimos tempos.
Desde que chegou à cidade de São Paulo, Lewis Hamilton vinha sendo tratado como inimigo público número 1 do Brasil. Tudo porque ele era o favorito (com justiça) ao título mundial de Fórmula-1 e grande concorrente de Felipe Massa. Pois bem, o inglês foi alvo de faixas preconceituosas, xingamentos, vaias e até de mórbidos desejos de alguns (como o de ele bater no S do Senna). Absurdos que muita gente da imprensa tratou como bobagem ou "irreverência típica do brasileiro". Afinal, a prioridade era fazer cálculos, estudar probabilidades e se preocupar com a chuva.
Tudo para saber como Felipe Massa poderia ser campeão.No final das contas, em uma corrida emocionante nas últimas voltas, deu a lógica: Hamilton, que chegou ao Brasil com sete pontos de vantegem, foi campeão do mundo. Tudo bem que o inglês se complicou, quase perdeu o campeonato nas últimas duas voltas, mas mostrou que ninguém é campeão aos 23 anos (o mais novo da História) à toa.
Lewis Carl Hamilton tem uma trajetória bacana. O nome é uma homeganem ao lendário Carl Lewis, corredor que não precisava de motor nenhum para ser o melhor de todos.O pai, inglês de classe média, nunca foi rico, ao contrário de quase todos na F-1. Precisou bancar com muito trabalho o sonho do filho e chegou a ter três empregos para tal. Aos 13 anos, Hamilton foi "adotado" pela McLaren. Investiram nele. Em 2007, nove anos depois, o primeiro negro da Fórmula-1 estava nas pistas. Agora, Hamilton é campeão do mundo.E que me desculpem os torcedores do Massa, mas a Fórmula-1, com a conquista de Lewis, ganhou um capítulo bem mais interessante no seu livro.