domingo, 23 de novembro de 2008

EMPRESA GEORADAR REALIZA PESQUISA EM SOLO APODIENSE


Durante dois meses, a empresa GEORADAR, que terceiriza serviços para a Petrobras, realizando extração de petróleo, esteve em Apodi fazendo pesquisa no solo apodiense. Trata-se de uma empresa brasileira, de alta tecnologia, que se destaca na realização de serviços de Levantamentos Geofísicos e Diagnósticos Ambientais.


A empresa GEORADAR possui hoje três grandes frentes de trabalho na área de Sísmica: Amazônia, Mossoró, Sergipe. Antes de iniciar o trabalho, foi ministrada uma palestra no assentamento Aurora da Serra, com o objetivo de deixar as comunidades da Chapada e da região da pedra tranqüilas e bem informadas, sobre a pesquisa a ser realizada, a prevenção de acidentes e a importância da colaboração das pessoas das comunidades.




João Catanhedo chefe de operações da Geo Radar





De acordo com o chefe de operações João Cantanhedo natural do Maranhão, a empresa está gerando 280 empregos diretos e 50 indiretos nos municípios de Apodi e Felipe Guerra. “É de grande importância a chegada de uma empresa como esta em nossa cidade, pois gera emprego trazendo novas oportunidades de negócios e trabalho”, atesta Laíres Maia de Oliveira, do distrito de Soledade, que está há sete meses na Geo Radar e se diz realizado com o trabalho .



Além de gerar empregos, a empresa beneficiou o comércio local, a exemplo da Pousada e Churrascaria Apodi que forneceu a alimentação, hospedagem, água mineral e lavagem de roupas dos trabalhadores. Um contrato de dois meses que vai render bons lucros ao proprietário Humberto. Para ele, uma empresa como esta só traz bons frutos e os benefícios podem ser vistos no comercio local.



São vários ramos que ganham com a GEORADAR através desse serviço que ele está prestando como supermercados, açougue e padarias. “Tudo isso vem injetar dinheiro no comercio local, e no momento de crise que estamos vivendo, essa empresa chegou em boa hora trazendo desenvolvimento, e rentabilidade para o povo de Apodi e só tenho a agradecer pela preferência.



Mais do que emprego e renda, a permanência da empresa em solo apodiense gerou laços afetivos que não se desfazem com o fim do contrato. “Apodi ficou marcada em minha vida, em especial pela sua gente que tão bem nos acolheu durante os 60 dias que estivemos aqui”, reconhece o chefe de operações, João Canhedo.


É importante lembrar que hoje, nacionalmente, dois terços dos trabalhadores da Petrobras são terceirizados. A maioria está empregada em empresas que não cumprem as leis trabalhistas, mantêm péssimas condições de trabalho e um rebaixado salário o que não é o caso da GEORADAR que presa pelo padrão de qualidade aos seus funcionários. Essa é a realidade dos trabalhadores da equipe sísmica da empresa.