quinta-feira, 23 de outubro de 2008

REFLEXÃO


A esperança é um vício...





Durante um dia frio, porém ensolarado, conversando com um grande amigo de Blumenau-SC, a quem considero um verdadeiro irmão, chamado Marcos Rivail, chegamos ao assunto de esperança e ele me dizia que muitas vezes a esperança é nociva para o ser humano, pois quando as pessoas somente esperam e nada fazem para que as coisas aconteçam ocorre uma grande decepção.Neste contexto, acredito que meu amigo tenha toda a razão e pretendo aqui expor minhas considerações. O ser humano é pragmático e muitas vezes acreditamos que basta ter esperança e crer em Deus para que as coisas boas venham até ele.



Na verdade até o Brasil possuí a fama de ter um povo esperançoso e por isso somos usados e maltratados. Temos de ter esperança sim, a boa esperança, a esperança branca e salutar, mas devemos fazer nossa parte, devemos dar nosso suor para que as coisas aconteçam e sejamos merecedores do pagamento de nosso esforço. Não podemos nos esconder atrás de ditados mágicos tais como: seja como Deus quiser; Deus é quem sabe; foi melhor assim; poderia ter sido pior ou a esperança é a última que morre.Vamos trabalhar, estudar, ler, conversar, aprender, etc. Temos sempre que acreditar em um ser supremo, mas devemos saber que nosso crescimento e nosso destino quem escreve somos nós mesmos, logicamente sempre protegidos pelo Grande Arquiteto do Universo. O livre arbítrio, presente maior de Deus, está em nossas mãos e por isso temos de valorizar nossas escolhas.



A acomodação do ser humano que aguarda que sua vida vá melhorar simplesmente porque ele tem esperança é um grande vício, pois causa a inércia espiritual e consequentemente a ignorância intelectual. Este tipo de esperança é ruim, malévola e nos prejudica viciando nossa mente e nossos atos.A boa esperança, aquela que vem juntamente com nosso esforço físico, mental e principalmente espiritual em lapidar nossa alma e crescer como ser humano sempre será salutar. Esta esperança branca e suave nos é dada por ELE e é lançada em nossa alma como uma semente que deve florescer e fazer com que nossa vida seja um aprendizado gradual e constante. Temos de ter a boa esperança e sempre acreditar que nosso esforço será recompensado, nem sempre com moedas, mas com iluminação e sabedoria.



O dia em que nossa esperança for verdadeira e baseada em nosso esforço sincero estaremos mais próximo de nosso Criador e desta forma poderemos ser ouvidos. Se nossa prece for de forma sincera e apresentarmos em nossas mãos os calos do esforço verdadeiro, com certeza nos sentiremos mais sábios e seremos atendidos. A sabedoria não está intrinsecamente ligada à inteligência e aprendizado. A verdadeira sabedoria está em saber ouvir as pessoas, sentir nossa alma e crer em nosso coração.



A esperança deve ser uma conseqüência de nossos atos e de nossa caminhada em busca do desbaste espiritual. Jamais a esperança pode ser a causa de nossa vida, pois desta forma estaremos fadados ao insucesso e a amargura.