domingo, 19 de outubro de 2008

NOTAS DO BLOG

Bancários continuam em greve
Terminou sem acordo a reunião desta quinta entre o Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). Os representantes dos trabalhadores rejeitaram a proposta apresentada pela Fenaban no encontro em São Paulo. A nova oferta dos banqueiros não foi sequer encaminhada para votação em assembléias.Segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Financeiro (Contraf), a Fenaban ofereceu 9% de reajuste para os salários de até 1.500 reais e para a gratificação de caixa. Para as demais faixas salariais e para os benefícios, a entidade patronal manteve os 7,5% propostos na abertura das negociações no dia 24 de setembro. De acordo com a Contraf, as negociações prosseguem nesta sexta-feira, e a orientação é manter a greve até que os bancos apresentem nova proposta.

Horário de Verão começa hoje
horário de verão começa hoje (domingo) em 10 estados brasileiros. A partir da 0 horas do domingo, 19, os relógios das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste devem ser adiantados em uma hora. A mudança vale para a população dos estados de Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal. No Nordeste apenas o estado baianoA medida dura cerca de quatro meses e termina no dia 15 de fevereiro de 2009.

Renda de família negra é 50% inferior à da branca
Uma pesqui sa divulgada nesta terça-feira (14) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) aponta que, apesar de estar em queda, a desigualdade de renda entre as famílias negras/pardas e brancas ainda é grande. O estudo aponta, ainda, que a taxa de analfabetismo entre jovens negros é quase duas vezes superior à taxa entre brancos.