sexta-feira, 31 de outubro de 2008

FÁTIMA PEDE MAIS CEFET PARA O RN

A deputada federal Fátima Bezerra (PT) apresentou nesta quinta-feira, 30, na Câmara dos Deputados, Projeto de Indicação ao Governo Federal para a criação da terceira fase do Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Além da continuidade do Plano em todo o país, a parlamentar solicitou, por meio de projetos de lei, a inclusão de mais seis novas unidades de Centros Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Cefet) no RN.
Os municípios a serem beneficiados com a iniciativa serão Lajes, Nova Cruz, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Touros e Ceará-Mirim.Segundo a deputada, a iniciativa vai ao encontro da política que vem sendo desenvolvida pelo governo Lula, através do Ministério da Educação (MEC), que é ampliar a oferta da educação profissional e tecnológica em todo o Brasil. "Apresentamos a proposta no sentido de dar continuidade, ainda no mandato do nosso Presidente, à expansão da rede federal de ensino técnico-profissionalizante, aumentando a meta de 354 para 500 escolas federais", explicou.Em relação aos seis municípios sugeridos para abrigar os Cefets, Fátima Bezerra justifica que a instalação dessas novas unidades ampliará o acesso das pessoas menos favorecidas a uma educação profissional pública, gratuita e de qualidade.
"A idéia é oferecer ao cidadão uma base de conhecimento técnico-científico indispensável para sua inserção no mercado de trabalho e para o desenvolvimento pessoal e coletivo capaz de colaborar com a mudança da condição econômica dessas micro e mesorregiões de nosso Estado", acrescentou.Terrenos para os Cefets - Nas cidades de Nova Cruz e São Gonçalo do Amarante já existem terrenos em nome do Governo Federal reservados para a implantação dessas unidades de Cefets.
Nos demais municípios, segundo a deputada, há o compromisso dos prefeitos em doar a área que for necessária à instalação dos centros.Por iniciativa da deputada Fátima, desde seu primeiro mandato de deputada federal, o MEC incluiu no atual plano de expansão da rede federal, mais 11 unidades de Cefets no RN. Um na Zona Norte de Natal, e os demais nos municípios de Currais Novos, Ipanguaçu, Apodi, Caicó, Macau, Pau dos Ferros, Santa Cruz, Parnamirim, Nova Cruz e João Câmara