quinta-feira, 15 de maio de 2008

URGENTE

AGRICULTORES DE APODI ESPERAM
POR AJUDA QUE NÃO VEM
Ontem pela manha mais de 100 agricultores estiveram na Prefeitura de Apodi juntamente com o presidente do sindicato dos trabalhadores rurais Francisco Edílson Neto para falar com o prefeito Dr. José Pinheiro Bezerra em busca de resposta com relação a um documento entregue a autoridades requerendo agilidade na chegada de benefícios para as famílias atingidas pelas chuvas ocorridas neste município no dia 3 de abril do ano em curso.
O documento reivindicatório construído através de grande mobilização do sindicato rural de Apodi junto as famílias mostra por ocasião de diagnostico e levantamento de perdas realizadas nas comunidades diretamente atingidas com as cheias do rio Apodi/Mossoró, um estado de destruição e desolação de 1.200 famílias que responderam, até o presente momento, ao questionário elaborado para quantificar o montante de prejuízos, Estas perderam toda a sua produção agrícola, bem como as condições necessárias para continuar na terra. Para tanto é solicitado compromissos por parte das autoridades local, Estadual e Federal em atender a pauta reivindicatória deliberada em Assembléia Geral Extraordinária, realizada no dia 5 de Abril de 2008, nas dependências do sindicato rural de Apodi.
Assuntos da Pauta:
· Dispensa das dividas adquiridas junto aos bancos credores das famílias atingidas pelas enchentes. (PRONAF B, C e D);
· Criação de fundos de credito especial para as famílias atingidas com enchentes no valor de 10.000,00 (dez mil reais) a fundo perdido;
· Inclusão das comunidades atingidas, PSH Rural e Cheque Reforma.
· Crédito Alimentação para as famílias atingidas no valor referente a 1 salário mínimo – 415,00 – por um período de 05 meses

Se esta pauta for atendida em muito contribuirá para a reorganização sócio-ambiental e econômica das famílias agricultoras do município.



Após ouvir todas as reivindicações o prefeito Jose Pinheiro mostrou-se sensibilizado com a situação e explicou alguns pontos que compete ao município e que não esta de braços cruzados não tem viajado com freqüência a Natal em busca de recurso para sanar a situação. Recebeu a todos com muita atenção em seu gabinete. Em seguida ligou para o presidente da defesa civil do Estado Sr. Luiz Carlos, para o presidente da EMATERN Luis Cláudio e para o Assessor de IBERê Wdson Brandão e ficou acertado de que próxima semana será realizado em Apodi e Assu uma audiência publica onde estarão trazendo representante do Ministério das Cidades (Defesa Civil) para ver de perto toda a realidade e juntos buscarem melhorias com urgência. Todas as informações foram repassadas para os demais agricultores na praça Francisco Pinto e contou com a presença do Dr. Ivanildo Oliveira Presidente da Defesa Civil de Apodi.